Tecnologia
13/07/2012 12:02 - Rastreador de alimentos conquista espaço rápido
Empresa catarinense vence categoria Sustentabilidade Empresarial com solução 'transparente'
PariPassu é uma expressão em latim que significa lado a lado e que serviu de inspiração para o nome da empresa fundada por André Coelho Donadel e Giampaolo Buso. O empreendimento, especializado em soluções tecnológicas para o agronegócio, venceu a categoria Sustentabilidade Empresarial do 1º Prêmio Estadão PME.
Os empresários eram consultores do Sebrae em Santa Catarina e se conheceram em palestras para pequenos produtores da região. Na época, a dupla decidiu mesclar a visão mercadológica de Buso e a experiência em tecnologia da informação de Donadel para criar um negócio que oferece transparência à cadeia produtiva de alimentos e busca soluções para cada tipo de cliente.
A empresa nasceu em 2005, época em que lançou um sistema para rastrear frutas, verduras e legumes. Eram quatro pessoas dentro de uma sala de 20 metros quadrados. Hoje são 40 funcionários. Eles trabalham em escritórios localizados em Florianópolis e São Paulo e atendem 400 clientes - desde grandes empresas como o Grupo Pão de Açúcar e PespiCo até pequenos produtores de mel.
O sistema criado pela PariPassu possibilita o rastreamento interno e externo do produto, ou seja, é possível avaliar o processo produtivo e o caminho percorrido até o consumidor final. Em 2008, a empresa também inovou e lançou a primeira consulta de código de rastreamento por celular do Brasil.
A empresa argumenta que seu principal diferencial de mercado é apresentar outras variáveis para a tomada de decisão da compra de determinados alimentos, como por exemplo segurança e sustentabilidade.
"O consumidor tem mais argumentos para decidir pelo produto A ou B", explica André Donadel. A tecnologia desenvolvida pela empresa permite descobrir, ainda, se determinado produto é mesmo orgânico, qual sua origem, se ele foi testado e se tem processos de controle de qualidade bem definidos.
Existem vantagens, também, para as empresas que contratam os serviços prestados pela PariPassu. Donadel argumenta que o cliente consegue melhorar a gestão dos processos de produção e adquire maior transparência na relação com o consumidor, com as redes de varejo e também a indústria de alimentos.
"O sistema atesta a qualidade dos produtos selecionados por meio de ferramentas que maximizam a comunicação entre os elos da cadeia", explicou o empreendedor catarinense durante a premiação. "Dessa maneira, todo mundo pode trabalhar no mesmo patamar de informação", conclui Donadel.
A empresa, aliás, quase ficou fora da disputa pelo prêmio pois a inscrição foi feita no último dia permitido. Ainda bem que deu tempo, afinal, Donadel também acabou premiado como Empresário do Ano (leia abaixo).
Futuro
O diretor prefere não revelar o faturamento bruto da PariPassu, mas garante que o negócio cresce aproximadamente 40% todos os anos. Além disso, o empreendedor ressalta que o índice de desistência dos clientes também impressiona: menos de 1%.
Para manter esse nível de excelência, Donadel revela que o desafio atual do empreendimento é investir em comunicação - a proposta é sensibilizar o consumidor para que ele solicite, cada vez mais, o tipo de produto oferecido pela PariPassu.
O empresário avalia, entretanto, que o cenário no Brasil já está mudando e por isso mesmo é perceptível o aumento do consumo de produtos orgânicos. Ele está certo. Pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) mostrou alta de 8% na comercialização de itens orgânicos em supermercados do País, um mercado que alcançou aproximadamente R$ 1,12 bilhão apenas durante o ano passado.
"É um indicativo que o perfil de consumo está mesmo modificado. As pessoas buscam mais certificações e, dessa maneira, acredito que isso vai ser um diferencial importante na escolha do cliente", espera Donadel.
Veículo: O Estado de S.Paulo
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop