Tecnologia
05/07/2012 09:12 - Itens de TI ganham espaço nas grandes redes
Desde que iniciou seus trabalhos, há sete anos, a Eletrolar Show sempre quis ser uma feira para o varejo, buscando contemplar os principais segmentos presentes nas grandes redes do País. No entanto, a cada ano que passa, a Tecnologia da Informação (TI) ocupa mais espaço no evento. Hoje, as grandes varejistas já são o principal canal de venda de artigos como aparelhos celulares, computadores e notebooks. No evento que acontece em São Paulo até amanhã, não é diferente. TI e linha marrom (televisores, monitores, home theaters, entre outros) já ocupam 40% do espaço de 32 mil metros quadrados da Eletrolar Show, com tendência de representar ainda mais nos próximos anos.
O diretor-geral do grupo Eletrolar, Carlos Clur, lembra que itens como celular e computador já se tornaram itens essenciais. Com isso, é natural que também ocupem espaço cativo onde a maior parte das pessoas faz suas compras. “O varejo de eletrodomésticos absorveu muito bem a TI, você encontra tablets até no supermercado”, diz o executivo.
O cenário oportuniza a ascensão de artigos tecnológicos na Eletrolar. Neste ano, muitas fábricas e distribuidoras deixaram os principais lançamentos para apresentar no evento. O primeiro GPS com acesso à internet do Brasil é um deles. A Aquarius Brasil traz ao mercado o GPS Connect que, além de guiar o passageiro pelas ruas da cidade, se transforma em um mini-tablet que pode ser desacoplado do automóvel e levado junto com o usuário. O aparelho, que usa o sistema operacional Android 4.0.3, da Google, deve estar nas lojas a partir do dia 20 deste mês. “Os dispositivos mobile estão cada vez interagindo mais, e com o GPS ocorre o mesmo”, afirma o diretor de operações da companhia, Ronaldo Barcellos.
Para a Western Digital (WD), a Eletrolar simboliza um passo a mais no mercado brasileiro. Apesar de já atuar com fábrica na Zona Franca de Manaus, a empresa chega ao evento pouco após a abertura do primeiro escritório no Brasil, em São Paulo. O diretor de vendas para a América Latina da WD, Oscar Rodriguez, afirma que essa foi a forma encontrada para melhor atender o Brasil. A WD aproveitou a feira para fazer a primeira estratégia de promoção do My Passport, unidade de disco rígido portátil que pode atingir a capacidade de dois terabytes de memória.
Os aficionados pelo 3D também podem comemorar. O primeiro tablet brasileiro que leva a tecnologia sem a necessidade do uso de óculos especiais chega às lojas em agosto. Desenvolvido pela DL, o produto será distribuído em lojas físicas e e-commerce. O diretor-industrial da DL, Paulo Xu, explica que a versão é ideal para a reprodução de vídeos em 3D, mas que a ideia é aperfeiçoar o equipamento, a fim de que seja compatível com games e outros segmentos. “O tablet é uma plataforma que pode ser educativa e muito útil nos estudos”, diz.
Veículo: Jornal do Comércio - RS
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop