Tecnologia
04/07/2012 08:35 - Cartões para todos
Crescimento dos pré-pagos deve acontecer em regiões como Norte e Nordeste, onde a população é pouco bancarizada.
O pagamento de compras com cartão de crédito e débito é cada vez maior no Brasil. A estimativa do setor é que o número de pagamentos com o dinheiro de plástico crescerá 16% em 2012 em relação a 2011, atingindo 7,8 bilhões de transações. Esse mercado, porém, ainda está no seu início. “Pelo menos 40% da população brasileira não possui conta em banco e não tem acesso aos cartões”, diz Jonathan Whittle, CEO da Acesso, subsidiária da americana Axeso Payment Solution. “Queremos que pessoas sem acesso aos meios de pagamento passem a utilizar cartões de débito pré-pago”, diz ele.
“Hoje, cerca de 55% dos brasileiros ainda recebem em dinheiro vivo, e eles são os clientes em potencial”, diz Whittle. Esses cartões dispensam seu proprietário de ter conta em banco. Funcionam como qualquer pagamento antecipado. O usuário realiza a carga de um determinado valor e, posteriormente, usa o cartão para pagar suas despesas. Além de ser destinado a quem não conta-corrente, a Acesso quer atender quem já possui um relacionamento bancário. “O cartão pode ser utilizado pelas crianças para pagar o lanche na escola ou para controlar pequenas compras na casa”, diz Whittle.
Para atrair potenciais clientes, as taxas de manutenção e emissão – ainda em estudo – devem ser menores que as dos plásticos convencionais. O cartão, que será lançado no começo de julho, poderá ser carregado em qualquer um do 1,6 milhão de estabelecimentos vinculados à bandeira MasterCard, pela internet ou mesmo por boleto bancário. “Queremos emitir 1 milhão de cartões pré-pagos em três anos.” Para alcançar este volume, a Acesso deve associar o cartão a redes varejistas. O portador poderá sacar dinheiro em caixas automáticos da rede MasterCard. “O Norte e Nordeste do Brasil apresentam menos bancarização”, diz Sérgio Kulikovsky, presidente do conselho da Acesso. “Acredito que nosso produto será muito demandado por lá.”
Veículo: Revista Isto É Dinheiro
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop