Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Tecnologia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Tecnologia

20/06/2012 08:02 - Cooxupé aposta em vendas on-line

Cafeicultores cadastrados na cooperativa já estão realizando os negócios pela internet.


Os produtores filiados à Cooperativa Regional de Cafeicultores de Guaxupé (Cooxupé), no Sul de Minas, já podem vender a safra pela internet. O sistema de comercialização on-line foi implantado na cooperativa em janeiro e já está proporcionando resultados positivos. A principal vantagem do sistema é o acesso, em tempo real, dos preços e das oportunidades de negócios.

De acordo com o comercializador da Cooxupé, Aguinaldo Moreno, o Café Online, nome da ferramenta, já tem 100 produtores cadastrados e efetuando a venda das sacas pela internet.

"Como o mercado em 2011 foi muito favorável para a comercialização do grão, com os preços lucrativos, a grande maioria dos produtores aproveitou a oportunidade e vendeu a maior parte da safra. Por isso, acreditamos que com o incremento no ritmo da colheita o interesse pelas vendas on-line seja ampliado".

Ainda segundo Moreno, a ferramenta facilita o processo de comercialização do cooperado. Ao invés de ele ir até à Cooxupé para comercializar as sacas, o cafeicultor pode concluir o negócio em casa, do próprio computador ou do celular.

Ao aderir ao programa, o cooperado ganha uma senha e um login para acessar a página do Café Online, hospedada na página eletrônica da Cooxupé. Nela, o cafeicultor consegue visualizar as cotações do dia, vender as sacas, fazer simulações, entre outras transações.

"Quando o cafeicultor opta pelo sistema fazemos uma avaliação completa das sacas entregues na cooperativa e a classificamos de acordo com a qualidade dos grãos. As informações ficam cadastradas no sistema e o produtor pode acessá-las e escolher o melhor momento para concretizar os negócios. Após a conclusão da venda, o cooperado recebe um alerta de confirmação no celular e o dinheiro é depositado em conta, na data programada", disse Moreno.

Acesso - Para incentivar o acesso dos produtores ao sistema de venda pela internet, ainda em junho começa na cooperativa o curso de Inclusão Digital, que terá o objetivo de abordar entre os cooperados temas ligados ao universo da web como o Café Online, o site da cooperativa, nota fiscal eletrônica, entre outros assuntos de interesse do produtor.

O projeto-piloto começa nas Unidades de Negócio da cooperativa em Monte Santo de Minas, Cabo Verde e Nova Resende, municípios no Sul de Minas, e, ao longo do ano, estará em todas as 22 unidades da Cooxupé.

Colheita - Segundo Moreno, a colheita do café no Sul de Minas já foi iniciada, porém está bem atrasada em relação a igual período do ano passado. As chuvas constantes, registradas desde abril, comprometem a evolução do processo e da qualidade.

"A previsão do tempo para a região, ao longo das próximas semanas, não é favorável, uma vez que a estimativa é de mais chuvas. Caso as precipitações continuem, o receio é de perda significativa da qualidade e oferta de café", disse Moreno.

A saca de 60 quilos está avaliada a R$ 350, valor que vem se mantendo estável desde o início de junho. Segundo Moreno, o mercado está muito incerto para o café. Por um lado, a demanda pelo grão continua aquecida e em um momento de estoques mundiais ainda baixos, porém a crise financeira da Europa e dos Estados Unidos, principais compradores do grão mineiro, interfere no ritmo de comercialização. A previsão de uma safra maior também contribui para que os compradores se mantenham retraídos a espera de novas quedas na cotação. "Devido às interferências climáticas a produção não deverá ser tão superior como estimada", avalia.


Veículo: Diário do Comércio - MG

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras
02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop

Veja mais >>>