Tecnologia
24/05/2012 10:34 - MercadoLivre terá cartão de crédito
O MercadoLivre, site de comércio eletrônico, e sua subsidiária MercadoPago lançaram ontem, em parceria com a instituição financeira Cetelem BGN, o seu cartão de crédito próprio, batizado como MercadoLivre MasterCard.
O objetivo é oferecer aos clientes a possibilidade de parcelar em até 24 vezes as compras no MercadoLivre e de utilizá-lo também nos empreendimentos que aceitam o MercadoPago como meio de pagamento. Além disso, o novo plástico poderá ser usado em aquisições em mais de 1,8 milhão de empresas cadastradas na rede MasterCard tanto na web quanto fora dela.
Marcelo Coelho, diretor do MercadoPago no Brasil, lembrou que 40% da população brasileira não tem conta-corrente, conforme dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o que dificulta a obtenção de cartões de crédito por parte desse segmento. Segundo ele, essa parceria com a Cetelem BGN será uma alternativa para esses consumidores. Desenvolvido em 18 meses, o novo meio de pagamento não tem um estudo que determine sua parcela de participação no mercado.
A expectativa dos dois parceiros é conquistar os internautas que já realizaram compras ou venderam produtos no site do MercadoLivre. Marcos Etchegoyen, diretor presidente da Cetelem BGN, lembrou durante a entrevista coletiva que a proporção de internautas que adquiriram bens com o uso dessa modalidade de cartão passou de 73% em 2011 para 81% neste ano, de acordo com a pesquisa O Observador Brasil 2012. O executivo preferiu não divulgar qual será o limite de crédito disponibilizado aos clientes, pois ele será condicionado às cifras transacionadas e ao relacionamento com esses novos usuários.
Para alcançar esse objetivo, as duas empresas adotaram como estratégia negociar diretamente com as redes varejistas líderes no comércio online tanto em nível nacional quanto regional, o que facilitará o atendimento aos atuais 69,5 milhões de usuários cadastrados no MercadoLivre.
Não existe previsão de faturamento ou total de itens comercializados neste ano, nem expectativa de crescimento com esse novo cartão. Entretanto, os representantes do portal lembraram, durante a entrevista coletiva, que todo esse público foi responsável pela comercialização de 52,8 milhões de itens, o que equivale a uma receita estimada em US$ 4,8 bilhões.
Coelho lembrou, também, que a fixação do pagamento em até 24 parcelas possibilitará um planejamento melhor do orçamento por parte dos consumidores. "Com a iniciativa, o MercadoLivre e o MercadoPago ampliam as opções de crédito na internet para que sejam realizados sonhos de maneira consciente, pois as parcelas fixas caberão no seu bolso", explicou.
Como funciona – O consumidor interessado pode solicitar seu cartão diretamente no site www.cartaomercadolivre.com.br.
O MercadoLivre atua na Argentina, Brasil, México, Colômbia, Uruguai, Venezuela, Chile, Equador, Peru, Costa Rica, República Dominicana, Panamá e Portugal. O MercadoPago está presente no mercado de países como Brasil, Colômbia, México e Chile.
Veículo: Diário do Comércio - SP
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop