Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Tecnologia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Tecnologia

16/05/2012 09:22 - Saraiva tira o pé do acelerador em operação on-line

A Saraiva diminuiu descontos, prazos de pagamento e promoções em seu site para aumentar a rentabilidade de sua operação de varejo. "Tiramos um pouco o pé do acelerador", afirma João Luis Hopp, diretor financeiro da companhia.

O executivo considera que a Saraiva já tem uma participação no mercado virtual expressiva e, por isso, pode se concentrar em negócios com margens maiores. No comércio eletrônico, a concorrência está acirrada.

Por outro lado, diz o executivo, a companhia apostou na melhora do atendimento ao cliente na rede física de livrarias. Enquanto as vendas nas lojas físicas cresceram 15,4% no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, a alta no site foi de 2%.

O comércio on-line é responsável por 33,4% das vendas da livraria. A receita líquida do setor de varejo da Saraiva cresceu 10,3% no período, chegando a R$ 414 milhões. Na editora, que também faz parte do grupo, a alta foi de 10,9%, para R$ 152,6 milhões.

O lucro líquido do grupo cresceu 16,3% no trimestre, para R$ 54,7 milhões. Deste montante, R$ 39 milhões são da editora, (com alta de 9,2%), e R$ 15,2 milhões da livraria (com aumento de 38%). Os lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortizações (Ebitda) subiram 12% e 31%, respectivamente. Hopp considera que este foi o melhor trimestre da história da Saraiva.

Em relação à editora, o otimismo é pela alta no segmento de sistemas de ensino (apostilas e treinamento de professores). O número de alunos atendidos pela marca Ético, voltada para a rede privada, cresceu 43,8% em relação ao primeiro trimestre do ano anterior, para 138 mil. O faturamento desse segmento cresceu acima dessa porcentagem, afirma Hopp, sem revelar números. "[a marca] está ganhando importância, mas ainda não atingiu todo o potencial", diz.

As vendas de livros didáticos para o setor público, que ocorrem no quarto trimestre, respondem por 25% a 40% do faturamento da editora, dependendo do ciclo de compras do governo. O Ministério da Educação elabora uma lista de livros que as escolas podem escolher, por meio do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD). O processo atual é voltado para o ensino básico e a Saraiva tem maior fatia no ensino médio. Para a seleção deste ano 87,9% do material submetido foi aprovado, ante 45,7% do último ciclo para esta faixa. A média de aprovação de obras de todas as editoras subiu para 72%.



Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras
02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop

Veja mais >>>