Tecnologia
24/11/2008 12:07 - Lançado classificador de risco automatizado
O Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDL-Rio) anunciou o lançamento de um serviço de classificação de risco do mercado varejista, o ClassCred. Por meio de modelos adequados a cada empresa, o novo sistema, que já está em funcionamento, usa um programa de computador para pontuar os consumidores e julgar o risco inerente à concessão de crédito.
De acordo com o economista do CDL-Rio Fernando Melo, o serviço contribuirá para a redução de custos na avaliação de riscos e para aprovações mais rápidas e automatizadas. "Não queremos ficar apenas no registro de inadimplentes. O ClassCred permite avaliações mais completas e ajuda os empresários a julgarem com mais precisão. É a continuação de um processo iniciado com a criação do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC)". Segundo ele, metade dos serviços atuais do CDL-Rio já não está atrelada a este instrumento.
Experiência. O economista explica que o ClassCred procura utilizar a experiência prévia da empresa como componente fundamental da avaliação. Por meio de questionários, alimenta-se o modelo em busca de uma base de dados abrangente e que reflita as relações anteriores com os consumidores. Não se trata, portanto, de um produto padronizado, mas de um classificador atrelado às políticas de crédito de cada empresa.
"Os questionários e reuniões permitem aos julgadores de crédito criar um modelo mais fiel à realidade. O programa de computador pode, assim, pontuar os consumidores e recomendar ou não a concessão", disse.
O instrumento começou a ser testado em 2006. De lá para cá, foram realizadas diversas simulações e apresentações a clientes. Segundo Melo, a maioria deles está no mercado financeiro. "É o setor que mais se interessa por esse tipo de serviço. Tivemos a oportunidade de apresentá-lo várias vezes e recebemos uma resposta muito positiva. Podemos dizer que o ClassCred já goza de reconhecimento no mercado", afirmou.
Segundo o presidente do CDL-Rio, Aldo Gonçalves, iniciativas como essa fazem parte de um processo de aprimoramento essencial à sobrevivência e à evolução do comércio varejista, setor de forte concorrência. "É um momento novo em que estamos cada vez mais sintonizados com o desenvolvimento do setor, da Cidade, do Estado e do País", concluiu. O CDL-Rio conta atualmente com 15 mil associados e espera alcançar a marca de 20 mil até o final de 2009.
Veículo: Jornal do Commercio - RJ
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop