Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Tecnologia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Tecnologia

02/05/2012 10:58 - Esquenta disputa por pagamentos eletrônicos

Quem diria, até o mercado de pagamentos eletrônicos tem seus dias de novela mexicana. Com trama digna dos mais convolutos dramalhões, começou neste ano uma verdadeira batalha de gerações entre as empresas de gateway - que servem como facilitador de transações de comércio eletrônico. Comandadas por ex-executivos da Braspag, pioneira no setor no Brasil e que hoje pertence à Cielo, duas novas companhias prometem brigar com a antiga casa pela preferência do varejo, usando como atrativos não só o preço, mas também novas funcionalidades.

Até no nome, as novas empresas lembram a "mãe" Braspag: maxiPago e Mundipagg. As três servem como uma espécie de substituto digital das maquininhas de cartões para lojistas (por sso, também são chamadas de POS eletrônico). Funciona assim: o cliente compra na loja virtual e quem processa o pagamento é a empresa de gateway. As novas entrantes, porém, prometem que semelhanças acabam por aí.

Das duas, a maxiPago começa com um investimento mais substancial: são US$ 5 milhões aportados por um investidor-anjo, que a empresa mantém em anonimato, e pela parceira internacional, a Maas Global Solutions, também do setor de pagamentos. Os dois fundadores são Svante Westerberg, que foi um dos sócios da Braspag, e Daniel Bento, presidente da Braspag na época que ela pertencia ao grupo Silvio Santos. A empresa entrou no ar há pouco mais de cinco semanas e conta com doze clientes.

Boa parte desse investimento inicial foi aplicada em desenvolvimento tecnológico. A maxiPago quer fisgar varejistas principalmente através de um sistema mais eficaz de conciliação, ferramenta que cruza e combina em um único relatório as informações do lojista e das demais empresas envolvidas na cadeia de meio de pagamentos (como adquirentes e administradoras de cartões).

"As contas do lojista deixam de ser uma 'caixa-preta", diz Bento, que afirma que a ferramenta da maxiPago foi criada tendo em vista possíveis problemas de pagamento, como as transações não confirmadas pelo cliente, que acabam em estorno do valor (cashback). Em testes com varejistas, nas últimas quatro semanas, a empresa conciliou cerca de R$ 2 bilhões em transações.

"É um mundo novo no mercado de cartões, anos e anos depois de um monopólio de adquirentes", diz Westenberg. A lista de funcionalidades prometidas pela maxiPago inclui uma melhora no tempo em que a ferramenta fica no ar e uma monitoração mais ampla das taxas de conversão de pagamentos (quando a transação é ou não aprovada).

Já a Mundipagg promete trazer um diferencial no preço. "O custo final para loja deve ficar 40% mais barato que cobrado hoje por serviços semelhantes", diz Verena Stukart, co-fundadora da nova empresa, que começa a operar efetivamente em março. Stukart e o outro fundador da empresa, Fabio Barbosa, foram diretores de operações e de tecnologia na Braspag até pouco depois da compra pela Cielo.

A dupla divide a empresa com o fundo Arpex Capital, dos fundadores originais da Braspag, André Street e Eduardo Pontes - que voltam ao mercado de gateways depois do vencimento de uma cláusula de não concorrência, assinada na época da venda da Braspag para o Grupo Silvio Santos, em 2009. A Arpex não precisa quanto investiu inicialmente na Mundipagg, mas Stukart afirma que foi próximo do valor recebido pelos sócios na venda da Braspag para Silvio Santos, que totalizou R$ 25 milhões. A meta é que o investimento inicial se pague em cerca de um ano.

A Mundipagg também tem seu quinhão de diferenciais tecnológicos. Um deles foi inspirado na gigante do comércio eletrônico mundial Amazon e permite que, após um primeiro cadastro, todas as compras subsequentes dos clientes sejam feitas com apenas um clique, já que a Mundipagg armazena as informações bancárias do comprador. A maxiPago promete ferramenta semelhante. Para compras on-line de alto valor, a Mundipagg também permitirá que sejam usados múltiplos meios de pagamento em uma só compra.

A queda de braço com a Braspag, porém, não vai ser fácil. Criada em 2005, a empresa já passou pelo grupo Silvio Santos e foi vendida para a Cielo, por R$ 40 milhões, em maio de 2011. A Braspag detém historicamente 65% de participação no mercado de pagamentos eletrônicos do Brasil. A maxiPago quer uma fatia de 30% desse mercado até o fim de 2013.

A Braspag hoje é parte de uma estratégia mais ampla da Cielo para fortalecer sua presença na cadeia de e-commerce. Rogério Signorini, diretor de inovação da Cielo, diz que 7% do faturamento da empresa em 2011 (R$ 4,2 bilhões) veio de operações de comércio eletrônico. Ele projeta que essa fatia chegue a 20% em dez anos.



Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras
02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop

Veja mais >>>