Tecnologia
30/04/2012 07:37 - O mago do comércio eletrônico
Quem é o bilionário dono da Rakuten, o maior shopping online do mundo, que acaba de chegar ao Brasil.
O Japão tem uma fartura de exemplos de empresas de tecnologia que alcançaram o estrelato mundial, como Sony, Nintendo e Panasonic. Nos negócios de internet, no entanto, o desempenho é acanhado e ainda não foi capaz de gerar um sucesso global. O bilionário Hiroshi Mikitani quer mudar isso – e há bons motivos para não duvidar das habilidades desse mago do comércio eletrônico. Na semana passada, Mikitani, que é o terceiro homem mais rico do Japão, dono de uma fortuna de US$ 6,2 bilhões, veio a São Paulo para fazer o lançamento oficial no País de sua empresa, a Rakuten. Trata-se de uma espécie de shopping online para pequenas, médias e grandes empresas.
Entre os cerca de 100 varejistas nacionais que já marcam presença no site estão a Le Postiche, de malas e bolsas. Nas próximas semanas, pelo menos outras 100 lojas devem entrar no ar, incluindo a Centauro, de produtos esportivos, e a Ricardo Eletro. A meta é chegar a 800 parceiros até o fim do ano. É um número modesto, sem dúvida, se comparado aos 38 mil registrados no Japão. Naquele mercado, a empresa domina 35% do comércio eletrônico e obteve receitas de US$ 4,7 bilhões em 2011. Uma espécie de contrapartida japonesa de Jeff Bezos, o fundador da americana Amazon, ninguém lucra mais nesse tipo de atividade em seu país do que Mikitani.
Agora, ele quer conquistar o mundo, e o Brasil é peça fundamental nessa estratégia. “Nossa meta é alcançar a liderança aqui dentro de alguns anos”, disse Mikitani, que promete promover altos investimentos no País. É fácil entender o interesse. O varejo online brasileiro deve dobrar de tamanho até 2015, alcançando um faturamento anual de R$ 40 bilhões e, assim, passar do sétimo para o quarto maior do mundo, atrás de China, EUA e Japão. Além do shopping online, a Rakuten planeja para o segundo semestre a chegada ao Brasil da sua marca Kobo, de leitores de livros digitais. Com ela, o objetivo é fazer frente às gigantes Amazon e Apple no mercado nacional de e-books.
Veículo: Isto É Dinheiro
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop