Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Tecnologia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Tecnologia

27/04/2012 11:42 - Cielo se diz confiante em modelo de negócio

Com o mercado de olho sobre os impactos da oferta de fechamento de capital da Redecard pelo Itaú Unibanco, a administração da Cielo deixou claro ontem em teleconferência com analistas que acredita no modelo de negócio atual da companhia. E para provar que ele tem dado certo, estampou nas páginas do balanço o recorde de participação de mercado que atingiu no primeiro trimestre, com fatia de 60,2%.

"Não acreditamos que exista só um modelo de negócios em credenciamento. Estamos satisfeitos com o [modelo] da Cielo, que junta força de venda própria com a parceria com bancos para credenciar lojistas", disse Rômulo Dias, presidente da Cielo, contrapondo o modelo verticalizado que o Itaú quer para a Redecard.

Ele pontuou que o crescimento do volume de transações que garantiu recorde de participação de mercado neste começo de ano, inclusive, é reflexo da parceria com os bancos. Com a ofensiva da concorrência e a entrada de novos competidores no mercado, porém, o executivo advertiu que esse patamar de participação não é sustentável e que tende a cair. O Santander, por exemplo, já começou a incomodar. Ele acrescentou, porém, que isso não o preocupa, pois o foco da empresa é a rentabilidade.

Para credenciar estabelecimentos comerciais, a Cielo tem contrato com os bancos controladores, Banco do Brasil e Bradesco, além do HSBC e da Caixa Econômica Federal. O banco inglês tem contrato de exclusividade com a Cielo, mas a Caixa fechou parceria com as duas principais credenciadoras.

"Se o Itaú conseguir adquirir a Redecard, isso pode levar os bancos a não trabalharem com essa credenciadora, como Caixa Econômica Federal e Safra, e migrar a maior parte de seus volumes para a Cielo", avalia o analista do HSBC Paulo Ribeiro em relatório. Para ele, há riscos de baixa e de alta para a ação da Cielo com o movimento do Itaú no mercado de credenciamento. Esse é listado como um "risco" em termos de potencial de alta para o papel.

Os analistas do Deutsche Bank alertaram em relatório que o cenário que levou a Cielo a apresentar grande crescimento do volume de transações pode mudar. "Esse cenário competitivo benigno pode mudar, uma vez que a oferta em curso do Itaú for concluída e a administração seja novamente focada nas operações, daí a razão da nossa postura cautelosa na ação", avaliam os analistas do Mario Pierry, Marcelo Cintra e Tito Labarta.

Sobre os conflitos de interesse entre as credenciadoras e seus controladores - levantado pelo Itaú como um dos fatores para fechar o capital da sua controlada -, Dias disse que "conflitos de interesse não se eliminam, mas se administram" e que o Bradesco e o Banco do Brasil respeitam os direitos dos minoritários.

Sobre a nova configuração do mercado caso o Itaú feche mesmo o capital da Redecard e verticalize o negócio, Dias disse que a Cielo está se preparando com novos produtos, serviços e canais de distribuição para lidar com esse novo cenário competitivo.

Segundo ele, a Cielo tem credenciado 50 mil novos estabelecimentos por mês. Desses, 35% são feitos com força de vendas própria. "Aumentamos de 30% para 35% o volume de credenciamento feito pela nossa equipe. Isso não quer dizer, porém, que diminuímos o dos bancos, só aumentamos as vendas próprias", disse o presidente da Cielo.



Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras
02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop

Veja mais >>>