Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Tecnologia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Tecnologia

20/04/2012 08:45 - Celulares passam a brigar por recarga de clientes que usam vários chips

Empresas de telefonia móvel lançam promoções para fidelizar clientes de pré-pagos, que costumam ter vários chips e recarregam créditos somente quando as empresas oferecem minutos mais baratos


As operadoras de telefonia brasileiras estão procurando formas de fidelizar o cliente pré-pago. O número de linhas móveis no País é superior à população e evidencia que, na prática, as operadoras já compartilham a base de clientes. Muitos brasileiros têm mais de um chip de celular e escolhem qual deles usar de acordo com a melhor promoção. A disputa de mercado agora é pela recarga.

As quatro maiores teles brasileiras oferecem descontos para os clientes do plano pré-pago realizarem chamadas para celulares da mesma operadora. "Isso criou um efeito de comunidade, na qual pessoas de uma mesma família ou grupo de amigos tendem a optar pela mesma operadora", disse o presidente da consultoria Teleco, Eduardo Tude.

Outro efeito foi a manutenção de mais de um chip por pessoa. Como a participação de mercado de TIM, Oi, Claro e Vivo é muito próxima, é comum que alguém precise ligar para clientes de outras operadoras. O consumidor fez as contas e viu que não vale a pena, financeiramente, fazer chamadas para operadoras diferentes.

O número de linhas móveis no País atingiu 250 milhões em março, segundo dados da Anatel, e 82% delas são de planos pré-pagos. O consumidor já tem mais de uma linha na mão e pode escolher qual delas vai utilizar.

Para incentivar o cliente a manter sua linha ativa, a Claro vai lançar amanhã um plano de fidelização para o segmento pré-pago, batizado de Claro Clube Pré. A empresa vai oferecer bônus aos clientes a cada três meses, como pacotes de torpedos ou a possibilidade de escolher um número para fazer ligações gratuitas.

A Claro também vai estender ao pré-pago benefícios antes oferecidos apenas aos clientes de planos pós-pago, como descontos em redes de varejo e alimentação -a primeira delas será o Giraffas. "O mercado de telefonia ficou muito parecido com o de cartões. O cliente é ‘multichip’, então vamos oferecer benefícios para ele preferir usar o nosso", disse o diretor de Marketing da Claro, Erik Fernandes.

Guerra de preço. Mas, embora os prêmios tenham seu valor, o cliente está atento principalmente aos melhores preços. "Tem gente que chega a comprar o chip da mesma operadora só para aproveitar uma promoção pontual e para de usar o que já tinha", diz Tude.

As empresas sabem da força das promoções e vêm promovendo uma guerra de preços. A Claro oferece aos clientes pré-pago a possibilidade de fazer ligações para celulares da operadora por R$ 0,21 cada chamada.

A TIM foi a pioneira ao cobrar por chamada a ligação de celulares pré-pago para números da operadora em 2009. Hoje, o custo é de R$ 0,25 por ligação. Dos 67 milhões de clientes da TIM, mais de 85% é pré-pago.

A Vivo também dá desconto, mas cobra por minuto e não por chamada- R$ 0,05 para celulares da marca. A empresa disse, em comunicado enviado ao Estado, que prevê reforços na sua estratégia para os pré-pagos. "O programa de pontos, hoje oferecido para clientes pós-pagos, será estendido em breve aos pré-pagos."

Já a Oi testa uma fórmula diferente. A empresa lançou no fim de semana passado um plano que permite ao cliente fazer um número ilimitado de chamadas gratuitas para outros telefones da Oi (fixo ou móvel) por 30 dias. A condição é fazer uma recarga de R$ 30. "Hoje a disputa é pela recarga. A nossa aposta é ter a melhor promoção. O nosso plano é o único que permite falar ilimitado por um custo fixo mensal", disse o diretor de Produtos e Mobilidade da Oi, Roberto Guenzburger.

A tendência de manutenção de mais de uma linha móvel deve continuar no Brasil. No ano passado, cerca de 17% dos celulares vendidos tinham espaço para armazenar mais de um chip, segundo dados da consultoria GfK. Esse número saltou para 33,8% em fevereiro deste ano.

A novidade de 2012, segundo a GfK, devem ser os smartphones multichips. Antes, a maioria dos celulares com a funcionalidade era mais simples. A mudança deve levar a briga entre as operadoras para a oferta de serviços de dados para planos pré-pagos.



Veículo: O Estado de S.Paulo

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras
02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop

Veja mais >>>