Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Tecnologia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Tecnologia

09/04/2012 07:48 - Novo cartão no jogo

Bandeira Shopcards entra na disputa oferecendo prazos mais longos para os consumidores.


Pode parecer pretensioso, mas uma nova bandeira de cartão de crédito, sem vínculos internacionais nem grandes reservas de capital, pretende conquistar uma fatia do mercado hoje dominado por gigantes globais como Visa e Mastercard. Lançada no fim de fevereiro pelo executivo Waldemar Petty Moutinho, ex-presidente da Abecs, a entidade das empresas do setor, a Shopcards investiu US$ 5,8 milhões para conquistar clientes que buscam prestações menores e prazos mais longos. A empresa vai oferecer parcelamentos em até 200 prestações (mais de 16 anos), além de acenar com custos mais baixos para os comerciantes e com oportunidades para os bancos médios.
 
“O fim da exclusividade nas maquininhas não reduziu as tarifas dos lojistas nem facilitou a vida do consumidor”, diz Petty, como é mais conhecido. “Os bancos não têm interesse em que esse mercado mude, pois ganham muito com as tarifas e os empréstimos rotativos dos cartões.” Para chegar à ideia de estender o financiamento para até 200 parcelas, Petty e Marcello Gimenez, ex-executivo da Credicard, visitaram 11 mil lojas e perceberam que o varejo desejava essa vantagem. “O consumo tem espaço para crescer no Brasil, mas para isso é preciso poder fazer as prestações caberem no bolso do consumidor”, afirma Petty. Ele diz esperar que a inadimplência seja semelhante à dos financiamentos de veículos, ao redor de 4%, pois os prazos são longos e as prestações, baixas.
 
“Conversamos com lojistas da Rocinha, no Rio de Janeiro, e percebemos que os consumidores pagam em dia, desde que suas obrigações financeiras caibam no bolso”, afirma Gimenez. Outro nicho de mercado da Shopcards serão os médicos e dentistas, que hoje não parcelam seus serviços e, paradoxalmente, as lojas de alto luxo. “Há quem queira comprar uma bolsa de marca em dez parcelas ou mobiliar a casa em 20 prestações, mas o cartão só parcela em seis vezes”, diz Petty. Na primeira investida, a administradora de crédito criou um cartão para arquitetos e decoradores, que costumam comprar móveis e revender aos clientes.
 
A proposta é emitir 60 mil plásticos para esse público, atingindo a marca de dois milhões clientes em dois anos. Para os estabelecimentos, a grande vantagem alardeada pelos executivos da Shopcards é a redução de custos. As máquinas de POS, que hoje custam em média R$ 150, serão gratuitas para os lojistas. A matrícula para as lojas será de R$ 30, enquanto os concorrentes cobram R$ 150, e o pagamento por transação para a bandeira será a metade do cobrado atualmente pela Visa e Mastercard, que varia entre 4,5% e 6%. Para chegar a esses valores, Petty Moutinho garante que não tem milagre: “Vamos reduzir o custo para os lojistas a fim de que eles prefiram trabalhar conosco”.
 

Veículo: Isto É Dinheiro

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras
02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop

Veja mais >>>