Tecnologia
14/02/2012 11:10 - Comércio eletrônico brasileiro registra crescimento de 32%
As vendas pela Internet continuam com um ritmo para lá de acelerado no varejo brasileiro e demonstram que o setor ganha cada vez mais destaque nos gastos dos consumidores locais. Apenas na primeira quinzena de janeiro deste ano, o segmento viu um incremento de 32% em relação ao mesmo período do ano passado, quando as empresas que atuam no comércio eletrônico (e-commerce) faturaram cerca de R$ 1,05 bilhão.
Segundo levantamento divulgado recentemente pela consultoria e-bit, coube aos saldões da primeira semana de janeiro impulsionarem esse desempenho, gerando uma bela receita para as empresas que atuam nas vendas on-line.
De acordo com Pedro Eugênio, CEO do Busca Descontos, portal responsável por trazer ao e-commerce brasileiro a Black Friday e o Boxing Day, o cenário é para lá de positivo e deve ser comemorado. "Os números comprovam que o ano de 2012 vai quebrar recordes. As lojas virtuais devem investir em estrutura para conseguirem dar conta desse avanço de mercado", disse ele, por meio de nota.
Em apenas duas semanas, foram 2,78 milhões de pedidos realizados pela Internet, um crescimento de 35% comparado à mesma fase de 2011. Quanto ao valor do tíquete médio, houve queda de 2%, de R$ 388 a R$ 379, valor ainda maior do que a média de 2011, de cerca de R$ 350. Outro dado positivo foi a redução dos atrasos das entregas, que no início de 2011 eram de 19% e caíram para 16%. Os produtos de alto valor agregado se mostraram os preferidos dos clientes. Os eletrodomésticos foram os mais vendidos, seguidos pelos de informática e eletrônicos. Em quarto lugar ficou casa e decoração, seguido de perto pelo de livros e revistas.
2011
No início de 2012 a Câmara Brasileira do Comércio Eletrônico, conhecida como Camara-e.net, divulgou levantamento que aponta crescimento no faturamento do setor entre 2010 e o ano passado. Segundo apurações da entidade, o e-commerce teve aumento de 26% nas vendas durante o período, movimentando aproximadamente R$ 18 bilhões.
Para Igor Senra, presidente do Moip (www.moip.com.br), empresa de pagamentos on-line voltada para os pequenos e médios empresários, o crescimento apontado pela Camara-e vai ao encontro da previsão feita no início de 2011. "No começo do ano passado esperávamos um crescimento entre 25% e 30%, em relação a 2010. Acredito que o comércio eletrônico no Brasil vem se consolidando a cada temporada, com novos modelos que atraem o consumidor", pontua Senra.
Veículo: DCI
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop