Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Tecnologia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Tecnologia

09/02/2012 11:28 - Saldões movimentam comércio eletrônico

O ano de 2012 começou bem para o comércio eletrônico. Os saldões da primeira quinzena de janeiro movimentaram as vendas pela internet. Os varejistas investiram pesado na divulgação das promoções e o resultado, segundo a e-bit, empresa especializada em informações do e-commerce, foi um faturamento de R$ 1,05 bilhão, valor nominal 32% maior que o alcançado no mesmo período em 2011, quando os ganhos chegaram a R$ 802 milhões.

Foram 2,78 milhões de pedidos realizados pela internet durante o período, o que representa um aumento de 35% em relação à mesma época do ano passado, quando o número de pedidos atingiu 2,06 milhões. Já o tíquete médio teve queda de 2% e de R$ 388 passou para R$ 379. "Ainda assim, esse valor é maior que a média do ano inteiro de 2011, quando os gastos com as compras on-line ficaram próximos dos R$ 350", afirma a diretora da e-bit, Cris Rother.

Outro fato importante durante os saldões foi a queda no índice de atraso nas entregas. No início de 2011, essa taxa era de 19% e agora, caiu para 16%. Segundo Cris Rother, "os e-consumidores têm a disposição empresas cada vez mais preparadas para atendê-los com eficiência. Isso é resultado de todo um trabalho por parte dos lojistas. No ano passado foram feitos investimentos em logística, centros de distribuição, tecnologia e capacitação profissional. Todo esse esforço só poderia trazer resultados positivos."

As categorias de alto valor agregado continuam sendo preferência e os descontos atraem ainda mais os consumidores. "Eletrodomésticos" foram os itens mais vendidos, "Informática" ocupou a segunda posição, seguida por "Eletrônicos". Em quarto e quinto lugares ficaram "Casa & Decoração" e "Livros & Assinaturas e Revistas", respectivamente. As categorias "Saúde, Beleza & Medicamentos", em sexto lugar, e "Moda & Acessórios", em oitavo, ganharam participação relevante no período, o que pode ser apontado como uma das razões para a redução no valor do tíquete médio.


Sobretaxas - O intenso crescimento do comércio eletrônico no Brasil está ajudando a promover uma guerra fiscal pelo recolhimento de impostos nessa modalidade de vendas. Alguns estados estão realizando a cobrança de sobretaxas no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) para produtos originários de outros estados, adquiridos pelo consumidor por meio de comércio eletrônico, telefone ou catálogo.

Pela Constituição, o ICMS é recolhido no local onde o produto é despachado, que nem sempre é o estado em que o bem foi adquirido. Um consumidor que adquire um livro, brinquedo ou roupa através do computador, em sua própria casa, pode comprar um bem que vem de outro estado, deixando de, por exemplo, efetuar a compra de maneira presencial, em uma loja de sua própria cidade.

Sob a alegação de estar perdendo até R$ 400 milhões anuais em arrecadação, estados como Bahia, Piauí e Mato Grosso já impuseram sobretaxas ao ICMS de produtos que vêm de fora. Outras unidades da federação, como o Tocantins, reduziram a alíquota do imposto para atrair os centros de distribuição das empresas e injetar recursos na economia local.

De acordo com o advogado tributarista Cristiano Diehl Xavier, o maior risco da tributação dupla é que esse custo recaia sobre o consumidor, encarecendo ainda mais o bem que ele tenta adquirir. Segundo ele, a cobrança de sobretaxas às empresas não é válida. "Já existem decisões do Supremo declarando a inconstitucionalidade dessas legislações estaduais, pois elas violam o princípio da não-cumulatividade, bem como o pacto federativo, que estabelece que o ICMS é devido apenas no local de origem do produto", explica.



Veículo: Diário do Comércio - MG

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras
02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop

Veja mais >>>