Tecnologia
02/02/2012 07:56 - Oi investe R$ 30 milhões nos grandes clientes
A Oi, operadora de telefonia móvel, decidiu investir maciçamente na oferta de serviços de tecnologia de informação a seus clientes. Dentro dessa estratégia, lançou ontem em São Paulo, o Oi Smart Cloud, tecnologia de computação em nuvem, especialmente criado para o mercado corporativo e direcionado a cerca de 15 mil empreendimentos brasileiros de grande porte que desejam investir em mecanismos para aumentar sua receita e racionalizar custos.
A empresa, que é a primeira no ramo de telefonia a oferecer o produto, investiu R$ 30 milhões na tecnologia de armazenamento de informações de acordo com as necessidades de cada empreendimento. Sem fixar metas de ganhos, ela pretende, com isso, dobrar a receita com esse produto em três anos. Para atingir esse objetivo, a Oi construiu oito data centers, sendo dois em Brasília e os restantes nas cidades de São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Fortaleza e Belo Horizonte.
Durante a entrevista coletiva de lançamento, em São Paulo, Maurício Vergani, diretor da Unidade de Negócios do Corporativo da Oi, lembrou que o mercado brasileiro de computação em nuvem deve movimentar R$ 1 bilhão até 2014, o que aponta crescimento anual próximo a 70% no período, de acordo com a consultoria IDC. Ela prevê que a nuvem atingirá o nível de 35% entre todas as tecnologias das corporações de grande porte até 2013.
Assim, a meta é oferecer ao mercado serviços gerenciados, soluções de outsourcing, comunicações unificadas e aplicativos como o M2M, conhecido como Machine to Machine (Máquina a Máquina).
Com base nessas expectativas, o executivo da empresa acredita que a tecnologia será essencial para os grandes clientes, pois com o seu uso, as corporações terão acesso à infraestrutura de data centers de última geração. Segundo Vergani, a iniciativa é importante porque ocorre no momento em que o País vive um período de crescimento econômico sustentado, o que impulsionará a procura por esse tipo de tecnologia.
Reestruturação – A Oi reorganizou sua estrutura de negócios para esse segmento, com investimentos, não divulgados, na especialização de seu departamento de vendas, nas ações de pós-vendas e no treinamento de suas equipes em cada região do País.
Entre os serviços já oferecidos pela Oi que utilizarão o Smart Cloud, destacam-se os de contratos de comodato de máquinas de café com chips que medem o uso do pó e ajudam o empreendedor a escolher os pontos mais lucrativos de instalação dos equipamentos, sistema de localização de chamadas para o serviço 190 para detectar trotes e chips instalados em bilhetes de embarque de bagagem que auxiliam na redução de extravio, entre outros. A tecnologia também será empregada em produtos como redes de backup e mecanismos de segurança de perímetro.
Veículo: Diário do Comércio - SP
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop