Tecnologia
01/02/2012 12:13 - IG Expansión reforça investimentos em companhias novatas
A companhia de investimentos espanhola IG Expansión decidiu tornar o Brasil o principal destino para seus recursos nos próximos anos. A companhia, que já investiu em quatro empresas brasileiras novatas de internet, reservou € 25 milhões (US$ 32,8 milhões) para dar início a seis novos projetos no país. A previsão é de que dois deles sejam lançados ainda neste semestre. "O Brasil é a principal aposta, visto que o mercado europeu não oferece um cenário favorável para investimentos de alto risco", afirma Carlos Martín, sócio-diretor da IG Expansión.
O executivo diz que já selecionou uma equipe para abrir, em março, uma empresa de comércio eletrônico de moda feminina. No segundo semestre está prevista a criação de outra empresa na área de internet. As outras quatro companhias serão das áreas de comércio eletrônico e "marketplace" - sites que se dedicam à venda de serviços ou produtos oferecidos por pessoas que não têm loja virtual própria. A meta é abrir duas empresas a cada 18 meses.
A IG Expansión tem uma estratégia diferente da adotada por outros investidores anjos, que fazem aportes em empresas nascentes. Em vez de selecionar projetos já em andamento, a companhia prefere eleger um empreendedor para abrir uma empresa e tocar um projeto definido por ela. Os aportes variam de US$ 3 milhões a US$ 5 milhões e são destinados à abertura da empresa. Ao mesmo tempo, a IG Expansión busca outros sócios-investidores para levar adiante o negócio. Os principais parceiros nesses empreendimentos são as empresas do Vale do Silício Accel Partners, Redpoint Ventures e Flybridge Capital Partners.
"Nossa estratégia consiste em investir em modelos de negócios bem-sucedidos nos Estados Unidos, mas com pouca concorrência na América Latina", diz José Marín, sócio-diretor da IG Expansión. Entre os critérios avaliados estão negócios de internet com mercado potencial superior a US$ 1 bilhão por ano, que demandem aporte de até € 2 milhões.
No mundo, a IG Expansión já investiu em 70 empresas. As apostas mais bem-sucedidas foram BrandsClub, DineroMail (vendido ao BuscaPé por US$ 36 milhões), e DeRemate, hoje pertencente ao grupo sul-africano Naspers.
No Brasil, a companhia investiu, com outros investidores anjos, cerca de US$ 70 milhões nas empresas Viajanet, Shoes4You, Captalis e 55Social. O negócio mais bem-sucedido é a Viajanet, agência de viagens on-line, com operações no Brasil e no México, e receita anual de R$ 200 milhões. A IG Expansión investiu na empresa em 2009. No ano passado, a Viajanet recebeu um aporte de US$ 19 milhões do fundo RedPoint Ventures.
Os demais investimentos brasileiros da IG Expansión ocorreram em 2011. A Shoes4You é um clube de compras para venda de sapatos e acessórios femininos. A Captalis administra um site de comparação de preços e venda de seguros. A 55Social desenvolve software para criar campanhas e promoções na rede social Facebook e no microblog Twitter, além de analisar o resultado das campanhas.
Para abrir as empresas, a IG Expansión usa sua rede de contatos e contrata consultorias para localizar empreendedores. Encontrar um empreendedor com perfil para tocar os projetos está cada vez mais difícil, diz Carlos Martín. "Hoje as pessoas mais qualificadas preferem investir em projetos próprios", afirma.
Fundada em 2004, a IG Expansión registrou um faturamento de US$ 100 milhões em 2011, mas o lucro não é revelado.
Veículo: Valor Econômico
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop