Tecnologia
30/01/2012 12:12 - Apple cresce e supera LG no mercado de celulares
Com a aposta em um único modelo, a Apple alcançou o terceiro lugar no mercado mundial de celulares no quarto trimestre de 2011. Ao vender um recorde de 37 milhões de aparelhos entre outubro e dezembro, a companhia americana desbancou a coreana LG, que há anos ocupava a posição.
Apoiada no lançamento do 4S, a versão mais recente de seu iPhone, e em promoções de modelos anteriores, a empresa fundada por Steve Jobs atingiu uma participação de mercado de 8% no último trimestre do ano passado. É o melhor desempenho já obtido pela Apple e a deixa atrás da Nokia (25,5%) e da Samsung (21,3%). Os dados fazem parte de levantamento realizado pela consultoria britânica Strategy Analytics.
"A LG saiu do top três em escala mundial", afirmou ao Valor, por e-mail, o diretor-executivo da consultoria, Neil Mawston. A Strategy Analytics ainda não divulgou dados específicos sobre a companhia coreana, mas estima que ela esteja, agora, na quarta posição do mercado global.
A LG, que tem enfrentado dificuldades para se posicionar no mercado de telefones móveis, divulga suas demonstrações financeiras no dia 1º de fevereiro.
Em contrapartida, a Apple está em crescimento vertiginoso. A companhia mais que dobrou as vendas de iPhone no quarto trimestre, enquanto o mercado como um todo cresceu 11% no período e chegou a 445 milhões de aparelhos. Os resultados da empresa americana, divulgados na semana passada, refletem essa expansão. Impulsionado pelas vendas do iPhone, o lucro líquido da companhia subiu 118% no último trimestre do ano passado, chegando a US$ 13,1 bilhões. A receita líquida aumentou 73% e atingiu US$ 46,3 bilhões.
Além do êxito no mercado de iPhones, a companhia também se destacou no segmento de tablets. As vendas de iPad mais que dobraram no período e somaram 15,4 milhões de unidades entre outubro e dezembro.
Outra notícia positiva para a Apple nos últimos dias foi a divulgação de pesquisa segundo a qual o iOS, sistema operacional usado no iPhone, ultrapassou o Android, plataforma do Google, nos Estados Unidos.
Os iPhones, equipados com iOS, atingiram participação de 44,9% nos celulares vendidos no mercado americano no quarto trimestre. Com isso, superaram ligeiramente a soma de todos aparelhos equipados com o Android, que representaram juntos uma fatia de 44,9%. O levantamento foi feito pela consultoria Kantar Worldpanel Com Tech. No Brasil, os modelos Android são dominantes entre os smartphones.
"Embora este seja apenas seu quinto ano de atuação no mercado de celulares, a Apple está no caminho para vender bem mais de 100 milhões de aparelhos em 2012", ressaltou Tom Kang, diretor da Strategy Analytics, no relatório divulgado na sexta-feira. No ano passado, a companhia colocou nas lojas 93 milhões de aparelhos, o equivalente a 6% das vendas mundiais.
Com esse volume, a Apple ainda está longe da briga pela liderança, travada entre a finlandesa Nokia e a coreana Samsung. No ano passado, a companhia europeia colocou nas prateleiras 417 milhões de celulares, que ainda lhe garantiram 26,9% do mercado. Porém, sua participação tem caído rapidamente.
A Samsung, por outro lado, comercializou 328,4 milhões de celulares em todo o ano de 2011. Com isso, viu sua participação crescer para 21,1%. No quarto trimestre, a disputa tornou-se mais acirrada, indicando que a empresa pode ameaçar a liderança da Nokia neste ano. (TM)
Veículo: Valor Econômico
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop