Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Tecnologia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Tecnologia

30/01/2012 11:21 - Varejo mira loja conectada para aumentar as vendas

Tablet, rede social e vitrine inteligente são tática para fisgar consumidor


Tablets, vendas em redes sociais, lojas inteligentes e comércio móvel (smartphones) começam a se consolidar como ferramentas de competitividade para o varejo mundial.

A integração de lojas on-line com os produtos expostos nas gôndolas já é vista como alternativa para aumentar as vendas, especialmente em mercados como os EUA, que enfrentam os efeitos da crise.

"A integração de tecnologias é uma forma de fazer o varejo físico mostrar que se modernizou e fisgar o comprador onde ele estiver", diz Zia Wigder, da consultoria Forrester Research.

O tablet virou o assistente de compras. A marca Guess, de vestuário, por exemplo, usa iPads em 300 lojas para consultar os produtos em estoque e até sugerir combinações de peças.

As americanas Ralph Lauren e Dressbarn criaram lojas com vitrines inteligentes, sensíveis ao toque. Por elas é possível acessar as coleções da marca e comprar peças sem entrar no local.

As redes sociais também são uma forma de "cercar" o consumidor no ambiente onde estão os amigos e oferecer produtos complementares à loja virtual.

BRASILEIRAS INOVAM

Diante da inspiração global, redes brasileiras também começam a se movimentar.

O Magazine Luiza implanta neste semestre tablets como auxílio para vendas em lojas de São Paulo e Franca, no interior paulista, onde fica a sede da empresa.

O Pão de Açúcar fará um projeto para atender e reconhecer o comprador onde ele estiver, seja em lojas físicas, seja via celulares e tablets, em uma estratégia batizada de "Consumidor 360 Graus".

São empresas como essas que movimentarão US$ 145 bilhões (R$ 252 bilhões) em tecnologia no país no ano.

De olho no potencial desse mercado, fornecedores de sistemas ampliam a presença no país. A alemã SAP, de software de gestão, já apresenta projetos-piloto que permitem monitoramento em tempo real de promoções, estoques e produtos que encalham nas prateleiras para intervenção imediata do lojista.

Provadores virtuais também estão na mira do varejo brasileiro e já podem ser implantados por menos de US$ 1.000, com o uso do videogame Kinect da Microsoft -que reproduz na tela movimentos do corpo via sensores- e permite a interação com as roupas reais.


Veículo: Folha de S.Paulo

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras
02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop

Veja mais >>>