Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Tecnologia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Tecnologia

30/01/2012 07:57 - Mundo virtual iguala empresas

Com a internet grandes e pequenas empresas ficaram muito parecidas quando o assunto é atrair o cliente para as compras. A diferença não é mais o poder econômico do marketing, mas o poder de agilidade, criatividade e capacidade de conexão com o público-alvo, acredita o consultor em marketing do Serviço de Apoio à Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae -SP), Marcelo Sinelli.
 
A pesquisa Monitor Evolution, do  Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), mostra que o crescimento da receita da internet foi de 71%, com R$ 3,1 bilhões em 2010 e R$ 5,4 bilhões no ano passado. A participação da mídia virtual no bolo publicitário subiu de 4% para 6% no período. O gasto com publicidade em todas as mídias totalizou R$ 88,3 bilhões, em 2011.
 
Para Leandro Kenski, diretor executivo da Media Factory, agência especializada em marketing digital, a vantagem competitiva que a rede mundial oferece supera todos os investimentos. "Com certeza, a empresa que não estiver conectada a algum site, blog ou rede social perderá mercado em um futuro próximo. Nos Estados Unidos, a mídia online já pegou uma grande parte da fatia de todo o mercado publicitário. No Brasil, nos próximos anos, muito da mídia local migrará para a internet", profetiza.
 
Kenski avalia que as pequenas empresas, muitas vezes excluídas do mercado publicitário tradicional, têm a grande chance de aumentar o bolo de participação nas mídias digitais. "Hoje o sistema de e-mail marketing é uma ferramenta simples, barata e uma forma inteligente de atrair o cliente. Uma tecnologia que não necessita de grande conhecimento e tem sua eficácia comprovada", afirma.
 
Outra ferramenta usada na internet para publicidade e marketing são as redes sociais. O Brasil, segundo o site especializado IDG Now!, fechou 2011 como o quarto país em número de usuários ativos no Facebook, além de ter registrado o maior aumento no período, 300%. Subiu de 8,8 milhões para 35 milhões de usuários.
 
Para Sinelli, do Sebrae, as redes sociais – Facebook, Twitter, Foursquare, LinkedIn, Youtube, entre outros – podem ser uma porta de entrada para quem quer uma publicidade praticamente gratuita e com efeito viral. Mas as empresas precisam ficar atentas à agilidade de atendimento. "É um ótimo canal de comunicação, mas é preciso dispor de um tempo para responder aos usuários e ter o que chamamos no marketing de good will, ou boa vontade, que cria uma imagem de receptividade da empresa às críticas e sugestões. Toda a empresa tem um dia de bola fora. É preciso corrigir o erro e explicar ao usuário o que aconteceu", diz o especialista.



Veículo: Diário do Comércio - SP

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras
02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop

Veja mais >>>