Tecnologia
26/01/2012 12:04 - UOL e Microsoft fecham acordo na 'nuvem'
O UOL Host, empresa de hospedagem e serviços do UOL, fechou acordo com a Microsoft e vai oferecer em seu site, a partir de hoje, o Office 365, a nova versão para internet do pacote de programas para escritório, que inclui processador de texto, planilha eletrônica, programa de apresentação gráfica, gerenciador de tarefas e correio eletrônico. É a primeira parceria que a Microsoft fecha com uma empresa de internet para distribuir seus softwares no país. Até então, a companhia vendia o pacote em seu site e por meio de sua rede de 800 parceiros de distribuição.
O modelo usado será o da computação em nuvem, pelo qual os programas são acessados via internet. Para a Microsoft, a parceria possibilita ampliar a oferta de softwares para pequenas e médias empresas. O Office 365 foi lançado no Brasil em novembro de 2011 e substitui o pacote Business Productivity Online Suite (BPOS), que atingiu a marca de 150 mil usuários no país. "A parceria foi pensada tendo em vista o amplo alcance que o UOL possui entre empresas, principalmente pequenas e médias", afirma Eduardo Campos Oliveira, gerente-geral da área de produtividade da Microsoft no Brasil.
Campos não divulga projeções de vendas no país. Ele informa que o BPOS conquistou em um ano e meio 1,5 mil clientes empresariais, com 150 mil usuários, e que as vendas do Office 365 estão crescendo a uma velocidade 20 vezes superior que a verificada no lançamento do pacote anterior.
O UOL Host possui uma base de 500 mil clientes empresariais - a maioria pequenas e médias companhias. A meta é dobrar esse número até o fim do ano, afirma Vinicius Pessin, diretor do UOL Host. Ele diz que uma parcela considerável das companhias de porte menor trabalha com softwares desatualizados ou adquiridos de forma irregular. "A expectativa é que uma boa parte dessas empresas contrate o serviço para regularizar seus softwares", afirma.
A companhia negociou durante 12 meses a oferta de softwares na nuvem para empresas em seu portal. Nesse período, o UOL Host avaliou softwares de outras empresas, entre eles o pacote de aplicativos Google Apps, do Google, principal concorrente da Microsoft em programas de escritório.
O UOL começou a oferecer pacotes de serviços voltados a pequenas e médias empresas e profissionais liberais há quatro anos. Os principais serviços são registros de domínios, construção de sites, ferramentas de gestão empresarial (ERP, na sigla em inglês), software de relacionamento com clientes (CRM), gestão de publicidade e correio eletrônico. "Com o pacote para escritório, o usuário não precisará mais sair do site para realizar qualquer trabalho", diz Pessin.
Os softwares na nuvem da Microsoft estarão disponíveis no UOL Host a partir de R$ 19 mensais por usuário e poderão ser usados a partir de computadores, tablets e celulares. Os arquivos usados pelos usuários ficam armazenados no centro de dados da Microsoft. O UOL fornecerá um serviço de cópia de segurança na nuvem e suporte técnico na língua portuguesa.
O UOL Host tem buscado diversificar sua oferta de serviços em meio a um aumento da competição no setor, marcado pela chegada da americana Amazon, em 2011. A Amazon iniciou operação no Brasil com a venda de serviços para empresas no modelo de computação em nuvem. Por enquanto, a empresa americana concentra suas atividades na venda de capacidade de processamento, infraestrutura e armazenagem de dados.
Em 2011, o UOL Host duplicou seu centro de dados em Tamboré (SP), para expandir a oferta de serviços de hospedagem, infraestrutura e software na nuvem. A unidade passou de 30 a 60 mil servidores em um ano. A capacidade total do UOL Host é de 90 mil servidores.
Veículo: Valor Econômico
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop