Tecnologia
06/01/2012 11:20 - MercadoLivre concentra investimento em tecnologia
Com doze anos de existência, o MercadoLivre, especializado em comércio eletrônico, registra crescimento robusto. De janeiro a setembro de 2011 (últimos dados disponíveis), sua receita e lucro líquido avançaram quase 40% em relação ao mesmo período do ano anterior. Para alcançar tal resultado, a companhia concentrou esforços em adaptações tecnológicas - alvo da maior parcela de seus investimentos. Com isso, espera crescer entre 25% e 30% ao ano.
No segundo semestre de 2011, o MercadoLivre lançou versões móveis de sua plataforma de comércio eletrônico para aparelhos Blackberry, iPhone, Nokia e para o sistema operacional Android. A unidade móvel já representa 3% de seu tráfego total. A empresa também anunciou a abertura da interface de sua plataforma, que deve se tornar pública este ano.
Ao abrir a interface, a empresa permite que profissionais independentes criem serviços para o site, assim como é possível criar diferentes aplicativos para o Facebook, por exemplo.
Helisson Lemos, diretor-geral do MercadoLivre no Brasil, espera, por exemplo, que a novidade traga grandes varejistas para vender no site. A abertura da interface facilita a integração entre as lojas virtuais próprias e a vitrine no MercadoLivre. "O grande lojista quer ser multicanal, e o MercadoLivre vai passar a ser um canal para médios e grandes varejistas", diz. A plataforma também favorece a aproximação com redes sociais.
Seguindo a tendência no mercado de comércio eletrônico, a empresa vai investir na segmentação do site. Os vendedores poderão personalizar os anúncios de acordo com a categoria de produto. "Existe um potencial para que moda cresça muito no comércio eletrônico, e a gente tem que melhorar o nosso produto para esse segmento", diz Stelleo Tolda, vice-presidente de operações da empresa.
Entre os 13 países onde o MercadoLivre, o Brasil é o maior mercado do, responsável por 60% da receita. Em 2012, a empresa terá um centro de desenvolvimento de tecnologia no país. Hoje 23 desenvolvedores e programadores trabalham no escritório em Alphaville, aos quais se somarão cerca de 20 até o fim do ano. Em agosto, também foi anunciada a abertura de um escritório na região do Vale do Silício, nos Estados Unidos.
Nos nove primeiros meses de 2011, o lucro líquido do MercadoLivre foi de US$ 55,2 milhões, alta de 37,7% ante um ano antes. O resultado é muito próximo ao registrado em todo 2010: US$ 56 milhões. O faturamento de janeiro a setembro de 2011 foi de US$ 212 milhões, um avanço de 38%. O volume de vendas aumentou 41,1%, somando US$ 3,369 bilhões.
Veículo: Valor Econômico
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop