Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Tecnologia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Tecnologia

05/01/2012 10:28 - Avanço das compras on-line marca mudança de hábitos dos consumidores

... aponta pesquisa global da KPMG

 

Atualmente, quando o negócio é fazer compras, há uma maior probabilidade de que os consumidores recorram aos seus computadores, smartphones e tablets para procurar presentes, conferir recomendações, comparar preços, acessar cupons on-line, e, finalmente, pagar suas compras, de acordo com os resultados da 5ª pesquisa anual da KPMG International sobre consumidores e convergência.


O levantamento revela consistências e anomalias nas preferências dos consumidores, de 31 países, ano após ano — em relação a compras on-line, conteúdo, utilização de dispositivos móveis e pagamentos via celular — que sugerem novos rumos para o futuro do comércio digital e àqueles que concorrem nesse universo, de acordo com os autores do relatório da KPMG.


“Por cinco anos consecutivos, nossa pesquisa global de Consumidores e Convergência (Consumers & Convergence 5, do título em inglês) demonstra que o ritmo das mudanças de hábitos de compra, que convergem para a plataforma on-line, segue acelerado”, afirma  Sean Collins, sócio da KPMG nos Estados Unidos e líder global da área de Comunicação e Mídia.  “Os consumidores no mundo todo desejam cada vez mais adotar novas tecnologias e modelos de negócios digitais, resultando em grandes oportunidades e riscos para prestadores de serviços, varejistas, empresas de mídia, bancos e outros players disputando um pedaço da cadeia de valor digital.”


 

Aceleração no ritmo de adoção


Os consumidores demonstraram um aumento no desejo pela adoção de novas tecnologias e modelos de negócios.  Na pesquisa da KPMG de 2008, 50% dos entrevistados afirmaram não se sentirem muito confortáveis com o uso do mobile banking; atualmente, essa posição se reverteu completamente, com 66% dos entrevistados dispostos a transformar seus celulares em “carteira”. Outro exemplo é a quintuplicação no número de entrevistados que preferem usar seus celulares e smartphones para ler notícias, navegar na internet e fazer compras.  Também houve uma queda em relação ao uso da televisão, com 51% dos entrevistados agora preferindo assistir TV e filmes on-line em seus computadores, e 24%, em seus smartphones. 


“O desejo dos consumidores em adotar novas tecnologias significa que uma estratégia digital deve ser um componente central de qualquer negócio nos setores de varejo, mídia, bancos e prestação de serviços”, aponta Collins.


 

Preço e qualidade do serviço ainda dominam


Enquanto os consumidores se dizem felizes em adotar novas tecnologias, estão cada vez mais resistentes em pagar por serviços e conteúdos on-line associados.  Aumentou o uso de modelos “gratuitos”, sendo que 73% dos entrevistados confessaram não querer pagar pelo acesso a conteúdos on-line, contra 57% no ano passado.  Vale destacar que quase 50% dos consumidores na região da Ásia-Pacífico (ASPAC) se mostraram mais propensos a pagar pelo acesso a um site caso a informação fosse importante e não estivesse disponível em outros lugares, representando quase o dobro em relação às Américas e à Europa.  Há uma oportunidade substancial, no entanto, em relação a dados pessoais e de uso, à medida que, de modo surpreendente, os consumidores revelem maior aceitação de permitir o rastreamento de seus dados.

 

“Nesta época de festas de fim de ano, quando os consumidores estão on-line ou usando seus celulares e smartphones, mais de dois terços permitiriam que sua utilização e localização on-line fossem monitorados, desde que obtivessem uma oferta”, comenta Mark Larson, sócio da KPMG nos Estados Unidos e líder global da área de Varejo.

 

 “Essa estimativa avança para mais de 75% em relação aos consumidores entre 16 e 24 anos. Acredito que estas constatações transmitem uma mensagem importante para os varejistas — o que determinará vencedores e perdedores no comércio digital é a apresentação de razões convincentes para que os consumidores compartilhem informações sobre si.  Quanto mais direcionada e personalizada for a interação com o consumidor, mais eficaz ela será”, acrescenta o executivo.


Os consumidores da região Ásia-Pacífico estão um pouco mais propensos a ser monitorados, seguidos pelas Américas e, em terceiro, pela Europa.  A maioria dos consumidores de todas as regiões prefere a publicidade personalizada. Para prestadores de serviços de telecomunicações, telefonia celular e internet, a mensagem ainda é muito clara: os fatores preponderantes na escolha ou na mudança de fornecedor são preço (77%) e qualidade do serviço (78%), em oposição à escolha do dispositivo (54%) e conteúdo ou serviços exclusivos (49%).


 

O futuro do varejo “on-line” e “off-line”


Nas três regiões, as compras on-line parecem estar superando consideravelmente as das lojas de varejo para determinados produtos e serviços. Em relação à compra de CDs, DVDs, livros e jogos de videogame, 76% dos consumidores das Américas demonstraram-se mais propensos a procurar lojas virtuais em vez de lojas físicas; 67%, na região da ASPAC; e 55%, na Europa. Cerca de 70% dos consumidores das Américas e da ASPAC tendem a comprar passagens aéreas e pacotes de viagens on-line, contra 61% de europeus.


A rápida adoção de smartphones também está representando um papel fundamental nas mudanças na experiência do consumidor no universo do varejo. Mais de 38% dos consumidores usaram seus smartphones em lojas de varejo para acessar cupons, enquanto 20% os usaram para escanear códigos QR (QR codes).


Segundo o sócio Mark Larson, “os varejistas precisam considerar e implementar estratégias que lhes permitam interagir com o mesmo cliente em todas as plataformas de vendas, assegurando a consistência na experiência do cliente, independentemente do que esse consumidor esteja comprando, e se está comprando on-line ou na loja.”


 

Segurança é empecilho


Apesar da aptidão de adotar novas tecnologias, bem como a surpreendente disposição dos consumidores em ter seus dados pessoais rastreados, a pesquisa mostrou novamente que, a barreira mais significativa para os novos modelos digitais ainda é a preocupação relacionada à segurança e privacidade dos dados.  O número de pessoas que se preocupam com esses assuntos cresceu de 75% para 90%.


Curiosamente, também, a pesquisa demonstrou uma mudança notável nas empresas em que os consumidores confiam para gerir seus pagamentos on-line, sugerindo que o “fator confiança” desempenha um papel muito mais importante do que nunca para o futuro do comércio eletrônico e das transações de pagamento.


Quando questionados sobre em quem mais confiavam em relação aos seus dados de pagamento, 56% dos consumidores mencionaram sua instituição de serviços financeiros, 30% mencionaram sites de pagamento seguro (como o PayPal), 7% mencionaram seus revendedores e 6% mencionaram seu prestador de serviços de Internet.


“O comércio móvel está evoluindo em direção a um modelo de distribuição completamente novo, estando tudo em jogo”, afirma o sócio Sean Collins. “Empresas de telecomunicações, mídia, varejo, instituições financeiras e outros prestadores de serviços não podem presumir que sua reputação anterior é suficiente para ganhar a confiança do consumidor ao lidar com dados financeiros e pessoais. Haverá novos vencedores e perdedores, mas os vencedores serão aqueles que conquistarem o elemento confiança da forma correta.”

 

 

Internautas brasileiros preferem não pagar por acesso a conteúdos de sites


Cerca de 76% dos brasileiros entrevistados durante a pesquisa disseram que não pagam para ter acesso a conteúdos, demonstrando a preferência dos internautas pela gratuidade, contra 24% que dizem pagar por isso, revelou uma pesquisa global realizada pela KPMG. Daqueles que optaram pelo não, 64% nunca estariam dispostos a pagar se um site específico que, usualmente visitam, passasse a cobrar pelo acesso e que iriam procurar pelo mesmo conteúdo em outro similar, aponta o estudo. Outros 30% desembolsariam dinheiro se fosse importante e se o conteúdo não estivesse disponível de graça em qualquer outro lugar; e apenas 7% poderiam considerar pagar para ter acesso ao conteúdo inteiro do site.


“A pesquisa aponta uma tendência que é da cultura do brasileiro de não ter disponibilidade para pagar para ter acesso a contéudo da internet, o que não acontece em outros países. Além disso, eles já admitem receber propaganda em troca de desconto e gratuidade, mas vale lembrar que a maioria abre mão dessas vantagem quando o seu perfil é  rastreado de alguma forma ”, explica Manuel Fernandes, sócio da KPMG no Brasil e líder para a área de Tecnologia, Mídia e Telecomunicação.


 

Sobre o estudo


O estudo Consumidores e Convergência 5: O estilo de vida convergente (Consumers  & Convergence 5 - The Converged Lifestyle, em inglês) é uma pesquisa da KPMG sobre as tendências de consumo em tecnologia digital, comunicações e e-commerce, e foi realizado em agosto de 2011, tendo sido entrevistados 9.600 consumidores na faixa etária de 16 e mais de 65 anos, em 31 países, incluindo o Brasil.


As pesquisas foram conduzidas on-line, exceto na Nigéria e Arábia Saudita, onde foram realizadas por telefone. Todos os entrevistados tinham de ter um laptop/notebook, um tablet, um smartphone ou um telefone celular. Os dados foram mensurados em relação aos usuários de telefonia móvel de cada país, a fim de fornecer uma amostra mais relevante de população. Os resultados foram comparados entre as regiões e as faixas etárias, além de pesquisas de anos anteriores, quando aplicável.


Para ter acesso ao estudo completo (em inglês), visite o seguinte endereço eletrônico: www.kpmg.com/Global/en/IssuesAndInsights/ArticlesPublications/consumers-and-convergence/Documents/the-converged-lifestyle.pdf .

 

Mais informações podem ser obtidas na seguinte página eletrônica (em inglês): www.kpmg.com/global/en/issuesandinsights/articlespublications/consumers-and-convergence/pages/default.aspx .


 

Sobre a KPMG


A KPMG é uma rede global de firmas independentes que prestam serviços profissionais de Audit, Tax e Advisory presente em 150 países, com 138.000 profissionais atuando em firmas-membro em todo o mundo. As firmas-membro da rede KPMG são independentes entre si e afiliadas à KPMG International Cooperative (“KPMG International”), uma entidade suíça. Cada firma-membro é uma entidade legal independente e separada e descreve-se como tal.

No Brasil, a empresa tem aproximadamente 4 mil profissionais distribuídos em 21 cidades de 12 Estados e Distrito Federal.


Fonte: Redação Portal Abras

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras
02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop

Veja mais >>>