Tecnologia
20/12/2011 11:05 - Varejo on-line permite pagar com 2 cartões
Grandes empresas, como Casas Bahia, Americanas e Extra, oferecem a modalidade
As grandes redes de varejo ampliaram as opções de pagamento nas compras pela internet. Sites de empresas como Casas Bahia, Americanas e Extra já permitem dividir uma só compra em dois cartões de crédito -prática que há pouco tempo era restrita às lojas físicas.
A estratégia do comércio visa aumentar o poder de compra dos clientes. O Ponto Frio e o Walmart também oferecem a modalidade.
"Escolha o valor que você quer pagar em cada cartão, aproveitando melhor os seus limites de crédito e suas datas de vencimento da fatura", diz o site da Americanas.
Para o presidente do conselho do Provar (Programa de Administração de Varejo), Claudio Felisoni, o alto comprometimento dos ganhos dos brasileiros, que vem crescendo, justifica a opção.
"Muitas pessoas não têm limite para sustentar a compra em um só cartão, geralmente porque estão endividadas. A renda disponível para consumo vem caindo."
Pesquisa do Provar, em parceira com a Felisoni Consultores, mostra que a renda que sobra para fazer novas dívidas ficou em 13% no último trimestre deste ano, ante 16% registrados no mesmo período de 2010.
COMO FUNCIONA
O internauta pode fazer a opção pelo pagamento com dois cartões no final da compra, quando indica a modalidade que prefere. Não é necessário dividir o valor, apenas colocar o quanto irá pagar no primeiro cartão. O segundo é preenchido automaticamente com o restante.
As operações são sujeitas à aprovação pelas administradoras dos cartões.
A diretora de atendimento do Procon-SP, Selma do Amaral, alerta que é preciso cautela nesse tipo de compra. "A renda é fixa, não importa se o consumidor pode juntar vários limites de crédito de diferentes cartões."
O cartão de crédito e o cheque especial estão entre as modalidades com as maiores taxas de juros. "O parcelamento traz a falsa percepção de que é possível pagar. Por isso, muitas pessoas acabam ultrapassando seus limites."
Veículo: Folha de S.Paulo
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop