Tecnologia
31/10/2011 11:24 - Pagar à vista na web dá desconto de 10%
Para estimular o pagamento das compras à vista, os sites das grandes varejistas oferecem descontos que variam de 5% a 10%, dependendo do produto. Se a opção escolhida for o boleto bancário, a vantagem será ainda maior quando comparada aos cartões de débito ou crédito.
Lojas virtuais do Extra, Casas Bahia, Walmart, Magazine Luiza, Lojas Americanas e Ponto Frio estão entre as que adotam essa prática. O celular Nokia do modelo 5233 na pontocom do Walmart, que custa R$ 249 à vista nos cartões ou parcelado em até 15 vezes sem juros, fica 10% mais barato, R$ 224,10, quando a opção é o boleto.
No MagazineLuiza.com.br, o abatimento de 5% do valor do produto é válido para qualquer meio de pagamento à vista nas compras acima de R$ 179, e é concedido na finalização do pedido. Sendo assim, um televisor LCD 26 polegadas Samsung com conversor digital sai de R$ 899 por R$ 854,05. Dependendo do item, o desconto pode superar esse percentual.
MOTIVO - A diferença no valor final da compra acontece, pois a transação com boleto tem custo inferior para a rede quando comparado às demais modalidades. As taxas dos boletos são menores do que as cobradas pelas administradoras de cartão de crédito. O tempo para que o valor seja creditado na conta da empresa também é menor. No boleto leva até dois dias, enquanto no cartão, até 30.
Para o coordenador do comitê de meios de pagamento da camara-e.net, Ricardo Dortas, as empresas devem ter cuidado para não ter diferentes valores de pagamento para a mesma modalidade.
O site do Extra possui três preços para um liquidificador Philips Walita de 500W: R$ 89 para pagamento com cartão, R$ 85 se o cliente usar os cartões próprios do Grupo Pão de Açúcar e R$ 84,99 se a opção escolhida for o boleto bancário.
A Nova Pontocom, que engloba a Casasbahia.com.br, Pontofrio.com.br e Extra.com.br, justifica que segue condições comerciais definidas pelas práticas de mercado. “Durante o processo de compra o consumidor é informado sobre o valor de maneira clara e antecipada”, diz a empresa.
LEGISLAÇÃO - O diretor do Procon de São Caetano, Alexandro Guirão, ressalta que o valor do produto não pode sofrer alteração em função do meio de pagamento utilizado. “O preço à vista deve ser o mesmo independente se for usado cartão de débito, crédito ou dinheiro.” Guirão lembra que muitas vezes é vantagem para pagar menos nessa condição, por isso ele não reclama.
Pelo Código de Defesa do Consumidor, a prática pode ser caracterizada como abusiva e o cliente que se sentir prejudicado pode tentar acordo com a empresa e se a resposta for negativa, fazer denúncia ao Procon, orienta o diretor.
No site Submarino, pertencente à B2W – também dona da Americanas.com –, um fogão inox de cinco bocas da Consul, de R$ 999, tem desconto de 5% no boleto bancário, cartão e débito. Com desconto de R$ 49,95, o valor final é de R$ 949,05. Procuradas pela equipe do Diário, Magazine Luiza, B2W e Walmart não se manifestaram até o fechamento desta edição.
Preços nas lojas virtuais registram inflação em outubro
Neste mês, os produtos que impulsionaram a inflação nas lojas virtuais brasileiras foram cine e foto (2,5% de aumento), linha branca (2,2%), livros (1,6%) e perfumes e cosméticos (1,3%). Os dados integram o índice e-Flation, que contabilizou aumento médio de 0,7% nos preços praticados pelos sites, segundo o Programa de Administração do Varejo.
Por outro lado, os produtos que ajudaram a frear o indicador no mês foram telefonia e celulares (recuo de 2,9%), CDs e DVDs (1,6%), medicamentos (0,4%), eletroportáteis (0,2%) e informática (0,1%).
“Por conta da proximidade do Natal, já notamos alta nos preços, tanto no comércio eletrônico como em lojas físicas. A tendência é que, até o final do ano, continuará sendo constatada inflação sazonal em diversas categorias”, diz o presidente do Provar, Cláudio Felisoni. A variação de preços é avaliada entre a segunda quinzena do mês anterior à primeira quinzena do mês em referência (entre 16 de setembro e 15 de outubro).
Veículo: Diário do Grande ABC - SP
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop