Tecnologia
20/10/2011 10:05 - Brasileira de comércio via internet entra no México
Netshoes, que vende artigos esportivos on-line, também atua na Argentina
Líder do segmento no Brasil planeja alcançar, em menos de cinco anos, o primeiro lugar também nesses 2 países
Atual líder no mercado doméstico de comércio eletrônico, com 5,9 milhões de visitantes únicos em setembro -seguida por Americanas (5,3 milhões) e Submarino (4,6 milhões)-, a brasileira Netshoes lança hoje operações no México.
Com esse movimento, a companhia, que vende artigos esportivos pela internet, dá mais um passo na estratégia de internacionalização. O plano ganhou suporte a partir da entrada do fundo Tiger Global na empresa em 2010, quando comprou uma participação minoritária do capital do grupo por valor não revelado.
No início deste mês, a Netshoes já havia anunciado entrada na Argentina, com investimento de US$ 17 milhões no primeiro ano de atuação. No México, serão US$ 22 milhões.
"Queremos alcançar a liderança também nesses novos mercados em menos de cinco anos", afirma Roni Cunha Bueno, diretor de marketing da Netshoes.
A Folha apurou que a empresa faturou R$ 400 milhões em 2010 e deve fechar 2011 com R$ 600 milhões. A equipe mexicana terá 45 funcionários locais -principalmente no setor de atendimento. No Brasil, 30 pessoas vão dar suporte em áreas como marketing e tecnologia.
"A exemplo dos argentinos, os mexicanos passam muitas horas na internet, mas praticamente não há cultura de comércio eletrônico nesses mercados", diz.
O "e-commerce" brasileiro gira cerca de US$ 13 bilhões ao ano, cinco vezes o volume mexicano (US$ 2,6 bilhões). No México, a Netshoes vai adotar a mesma estratégia aplicada na Argentina: não só os funcionários serão locais mas também os fornecedores e os distribuidores. No Brasil, o centro de distribuição da Netshoes é administrado pela própria empresa.
"O maior desafio é saber respeitar as culturas dos mercados em que estamos entrando", diz Bueno. "No México, por exemplo, o tratamento ao consumidor na central de atendimento é muito mais formal que no Brasil."
MEIOS DE PAGAMENTO
Um dos desafios na empreitada mexicana, de acordo com a Netshoes, é o baixo percentual da população com acesso a serviços financeiros (cerca de 25%) e cartão de crédito (pouco mais de 10%).
"Claro que a tendência é que esses números cresçam", diz Rafael Flores, diretor-geral da empresa no México. "Vamos oferecer, além da possibilidade de pagamento via cartão, opções como o Oxxo, uma espécie de boleto que pode ser pago nas lojas de conveniência da rede."
Veículo: Folha de S.Paulo
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop