Tecnologia
03/10/2011 10:01 - Comércio eletrônico é prática ainda pouco regulada
A China tornou-se um "trader" tão dinâmico e astuto que, em muitas ocasiões, surpreende seus parceiros comerciais com práticas informais de negócio.
O comércio eletrônico está nesse grupo, de práticas ainda pouco reguladas e muito maleáveis e manipuladas por seus usuários, gerando uma euforia no consumidor final e um sinal de alerta nas empresas concorrentes diretas ou nas importadoras oficiais.
Os ganhos aparentes ao consumidor final são sempre relacionados com o custo-benefício e o acesso.
Ao consumidor interessa a possibilidade de comprar uma maior variedade de produtos a um baixo preço.
No momento da compra ele não está muito preocupado nem com a legalidade do ato nem com o impacto que isso tem nas empresas do setor ou com a qualidade real do produto adquirido.
O consumidor quer produtos de última tecnologia, muitas vezes não produzidos pela indústria local.
Os contras dessas compras on-line estão no fato de elas entrarem com mais vantagens do que aquelas presentes na concorrência local, pagadora de tributos.
Se para os entes responsáveis é difícil fiscalizar, para o consumidor final fica a tentação de consumir algo muito mais barato.
É apenas com um amadurecimento da base de consumidores que teremos menos consumo de produtos piratas ou ilegais.
Por outro lado, sendo a China o nosso maior importador e o nosso segundo maior fornecedor de produtos, existem muitos bons negócios com a China, e não apenas "negócios da China".
Veículo: Folha de S.Paulo
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop