Tecnologia
30/09/2011 11:31 - Cielo vai receber pagamento por celular
Lojista digitará número de telefone do consumidor na leitora de cartão
O Banco do Brasil e a Oi lançaram o cartão de crédito Oi, que poderá ser utilizado como cartão tradicional - inicialmente com a bandeira Mastercard - ou via celular Oi. Segundo as empresas, a função de pagamento com celular estará disponível nas máquinas da Cielo e utilizará a plataforma da Paggo.
"Com isso, deve ser retirado um dos principais obstáculos ao crescimento dos pagamentos móveis, que é o número de estabelecimentos que aceitam esse tipo de pagamento", afirmou Eduardo Chedid, vice-presidente executivo de Produtos e Negócios da Cielo.
O cartão será vendido para toda a base de clientes da operadora e emitido pelo Banco do Brasil, que ficará responsável também pela análise e concessão do crédito e pelo pós-venda.
É o primeiro produto lançado pela parceria, que prevê também o lançamento de outro produto: o cartão pré-pago. Esse produto será ofertado à base de clientes Oi que não têm acesso a cartões de crédito ou débito nem possuem conta corrente (a Oi estima que em sua base existam em torno de 15 milhões de clientes não bancarizados). A iniciativa busca popularizar o acesso a serviços financeiros a uma maior parcela da população no País.
A partir de outubro, o pagamento com celular na máquina da Cielo estará disponível para os portadores do cartão Oi. A operação inicia-se na Região Nordeste. Os estabelecimentos comerciais, clientes da Cielo, de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Alagoas, Paraíba, Bahia e Ceará, serão os primeiros a experimentar a nova forma de capturar transações. A partir de janeiro de 2012, a operação será expandida para todo o território nacional, segundo as empresas.
Acordo. Em setembro de 2010, a Cielo e a Oi firmaram uma joint venture direcionada ao desenvolvimento da aceitação de pagamentos com celular no Brasil: a Paggo Soluções. Essa sociedade vai permitir a aceitação do pagamento com celular na rede da Cielo e expandirá a aceitação de meios de pagamento eletrônico como complemento a suas diversas soluções de pagamento.
Segundo as empresas, a tecnologia da Paggo é segura: o pagamento só é liberado após autorização do cliente, por meio de senha pessoal. A senha e as mensagens SMS não ficam armazenadas no celular nem na máquina da Cielo. Para fazer o pagamento, basta que o usuário informe o número do celular para o lojista digitá-lo na máquina da Cielo e autorize a compra via SMS. "Tudo isso demora quatro segundos", afirmou o superintendente de produtos e serviços financeiros da Oi, Gabriel Ferreira.
Sócios. A Paggo busca novos sócios. "Procuramos todas as operadoras e todas em algum nível demonstraram interesse em participar", disse o presidente da empresa, Massayuki Osmar Fujimoto. A ideia da Paggo é não ser restrita às operações da Oi. "Queremos ser multioperadora e multibandeira", disse Fujimoto. A avaliação é que, se a operação ficar restrita a uma única operadora, o desenvolvimento dos pagamentos com celular fica travado.
A Paggo tem sede em Alphaville e também está contratando executivos. A ideia é ter uma equipe de 25 pessoas. Por enquanto, já puxou alguns profissionais da Cielo e da Oi. "Mas vamos buscar outros no mercado até o final do ano", disse ele.
Até meados de 2012, todos os terminais da Cielo devem estar habilitados para aceitar o pagamento com celular. Até o final do ano serão os POS da região Nordeste.
Além do uso do celular como meio de pagamento, a Paggo também está desenvolvendo um projeto para transformar o celular em terminal de captura de transações com cartões. Esse serviço tem como alvo os vendedores porta a porta, como as empresas de entrega e mulheres que vendem produtos de perfumaria. / COLABOROU RENATO CRUZ
Veículo: O Estado de S.Paulo
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop