Tecnologia
30/09/2011 09:03 - Abecs: 72% da população do país têm algum cartão
Em 2008, percentual era de 68%, conforme dados da 4ª edição da pesquisa nacional de uso de meios eletrônicos .
O número de brasileiros que possuem um meio eletrônico de pagamento aumentou nos últimos anos. Nada menos que 72,4% da população conta com algum tipo de cartão, seja crédito, débito ou os plásticos emitidos por lojas e supermercados. Em 2008, esse porcentual era de 68%. Os números fazem parte da quarta edição da pesquisa nacional de uso de meios eletrônicos, realizada pelo Instituto Datafolha a pedido da Associação Brasileira das Empresas de Cartões e Serviços (Abecs).
O cartão de débito é o meio eletrônico de pagamento mais popular. A pesquisa mostra que 60% dos brasileiros têm um cartão assim, ante 53% em 2008. Nos cartões de crédito, o índice de posse é menor, de 53%. Já nos plásticos emitidos por lojas, redes de varejo e supermercados, o porcentual é de 28%.
As pessoas de maior renda são as que mais têm cartões. Nas classes A e B, um total de 88% das pessoas possuem algum cartão. Na classe C, o total é bem menor, de 47%. O presidente da Abecs, Cláudio Yamaguti, destaca que é entre as pessoas das classes menos endinheiradas que o mercado de cartões mais cresce, por conta do aumento das taxas de emprego e da renda da população. Em 2008, o porcentual de pessoas da classe C que tinha um cartão era de 38%, nove pontos percentuais abaixo do índice deste ano.
Entre as capitais pesquisadas pelo Datafolha, Brasília é a cidade em que as pessoas mais têm cartões, com 85% da população. Já os menores percentuais estão em Belém (68%), Manaus (65%) e Recife (63%).
Compras - Apesar do crescimento dos cartões, o dinheiro continua sendo o principal meio de pagamento para transações de pequeno valor. Nas compras de valores entre R$ 20 a R$ 50, o dinheiro é responsável por 61% dos pagamentos, ante 39% dos cartões. Entre R$ 10 e R$ 20, o dinheiro chega a 83% e abaixo de R$ 10, a 91%, segundo aos dados divulgados pela Abecs.
Para valores acima de R$ 50, a relação se inverte e o cartão ganha espaço. Para pagamentos de valores, por exemplo, acima de R$ 500, 84% das operações são pagas com cartões. Nos valores entre R$ 50 e R$ 100, o porcentual é de 63% para os meios eletrônicos.
"O papel moeda permanece como principal concorrente dos cartões", disse o presidente da Abecs, Claudio Yamaguti. Nos últimos anos, os plásticos conseguiram roubar espaço dos cheques. O desafio agora, é tomar o lugar do dinheiro, diz o executivo, que participou de entrevista à imprensa para apresentar a pesquisa.
Entre os produtos mais comprados com cartões estão roupas e calçados (68%), passagens (64%), material para construção (61%), combustível (57%) e produtos alimentícios (54%). Em compras de jornais, revistas e livros, prevalece o pagamento em dinheiro, com 83% das operações.
Os brasileiros estão perdendo o medo de usar o cartão para compras na internet. A pesquisa da Abecs mostra que o número de pessoas que costumam pagar compras com cartão de crédito na web subiu de 9% em 2010 para 15% este ano.
A pesquisa foi feita em 11 capitais e ouviu 4 mil pessoas, entre os meses de junho e agosto. O levantamento foi apresentado na tarde de ontem no "6º CMEP - Congresso de Meios Eletrônicos de Pagamentos", realizado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e pela Abecs. O evento termina hoje em São Paulo.
Veículo: Diário do Comércio - MG
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop