Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Tecnologia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Tecnologia

29/07/2011 10:33 - NCR planeja ampliar atuação no Brasil para além dos ATMs

Companhia pretende oferecer serviços de autoatendimento ao varejo e ao setor hoteleiro

 

Mais conhecida como fabricante de caixas eletrônicos, a americana NCR tem planos para o mercado brasileiro que vão muito além dos ATMs. A companhia estuda expandir seus serviços em segmentos como varejo e hotelaria, diz ao Valor o executivo-chefe da companhia, Bill Nuti.

 

"Nosso objetivo é ser a empresa número um do Brasil em serviços de autoatendimento. Queremos oferecer a próxima geração de serviços para pontos de venda", afirma o executivo. Nuti concedeu entrevista ao Valor, ontem, por telefone, de seu escritório em Nova York.

 

Terminais de autoatendimento para restaurantes de comida rápida e lojas de conveniência, máquinas para check-in eletrônico em aeroportos e sistemas de pagamento por meio das redes sem fio são produtos que estão no radar da NCR para os próximos dois ou três anos.

 

Até lá, no entanto, a companhia pretende concentrar seus esforços no segmento de ATMs, seu carro-chefe. Nesta semana, a NCR deu um passo importante para isso. A Scopus, empresa de tecnologia do Bradesco, adquiriu participação de 49% na NCR Manaus, subsidiária por meio da qual produz caixas eletrônicos na Zona Franca amazonense.

 

Segundo Nuti, a Scopus concordou em desembolsar US$ 52 milhões pela participação. Mas, paralelamente, o acordo estabelece uma parceria para fornecer 30 mil ATMs ao Bradesco até 2015 - já foi feito um pedido inicial de 6 mil unidades à NCR Manaus. O acesso à tecnologia da Scopus e à capilaridade da rede bancária do Bradesco são os grandes atrativos do negócio para a companhia americana.

 

Com esses trunfos na mão, a NCR tem a intenção de chegar à liderança do mercado brasileiro de ATMs. Atualmente, a empresa está atrás da Diebold e da Itautec nesse segmento.

 

Não é difícil entender por que o Brasil tornou-se estratégico para a NCR - empresa que, há mais de um século, inventou a caixa registradora mecânica. O país tem a terceira maior base instalada de ATMs do mundo: com 178 mil equipamentos instalados, perde apenas para os Estados Unidos e o Japão. Entretanto, é um mercado ainda em expansão. De acordo com a empresa de pesquisas Retail Banking Research, a expectativa é de que o segmento cresça 27% até 2015.

 

A NCR abriu sua fábrica em Manaus em 2009. Antes disso, a empresa chegou a ter uma linha de produção em São Paulo, que foi terceirizada. Mas o aumento da importância do mercado brasileiro levou a empresa a rever essa estratégia e voltar a ter uma unidade própria. No total, a companhia tem 450 funcionários no Brasil, mas esse número pode aumentar, observa Nuti.

 

A companhia não revela qual seu faturamento no Brasil, mas Nuti diz que a cifra deve dobrar nos próximos dois anos. No ano passado, a receita líquida mundial da NCR foi de US$ 4,8 bilhões.

 

O acordo com a Scopus inclui apenas a estrutura à qual está vinculada a fábrica. As áreas de vendas, administração e serviços da NCR continuam pertencendo apenas à companhia americana.

 

Em um primeiro momento, a aliança entre as duas empresas tem como alvo o segmento de serviços financeiros, em especial os caixas eletrônicos. Porém, Nuti afirma que o acordo pode ser estendido a outras áreas. "Os ATMs são o foco inicial, mas o acordo não se limita a isso", diz.

 

O presidente da NCR no Brasil, Elias Rogério da Silva, afirma que a empresa tem mantido conversas com bancos sobre o desenvolvimento de aplicativos móveis para transações bancárias e comércio eletrônico. O executivo não revela o nome das instituições financeiras envolvidas nas negociações.

 


Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras
02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop

Veja mais >>>