Tecnologia
27/07/2011 13:08 - Fornecedores 'tudo em um' conquistam lojista virtual
Pacote inclui de software de segurança a publicidade on-line
A Amazon.com é bem conhecida entre os consumidores por sua variedade de produtos, velocidade na entrega, despachos para a maioria dos países e um sistema de recomendações para o consumidor. Mas há outro ponto essencial, embora menos conhecido, que começa a ser copiado por empresas brasileiras de internet. A companhia americana fez uma série de aquisições e passou a ofertar todos os serviços às empresas que anunciam produtos em seu portal, um pacote que inclui de softwares de segurança e meios de pagamento eletrônico até sistemas de publicidade virtual.
Esse modelo de oferta completa (ou "one stop shop", como é conhecido no setor de software) vem sendo adotado por empresas de hospedagem, como Locaweb, UOL Diveo e Ikeda, e por companhias que fornecem serviços para lojas virtuais, a exemplo do Yahoo, BuscaPé, Vtex e Tray. Com aquisições e parcerias, elas tornaram mais sofisticada a oferta de serviços e ampliaram as carteiras de clientes a taxas bem superiores à expansão do comércio eletrônico, que neste ano vai crescer 35%, segundo a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Camara-e.net).
A Locaweb, antes especializada em hospedagem de sites, lançou em outubro uma loja de aplicativos para lojas virtuais. Em vez de contratar vários fornecedores, o lojista paga uma mensalidade pelo uso do site da Locaweb, no qual cadastra produtos, fotos e preços. A empresa conquistou 1 mil novos clientes, afirma o presidente e fundador da Locaweb, Gilberto Mautner. "Com menos esforço, o lojista garante segurança e desempenho e tem seu nome aliado a uma marca forte", afirma. A Locaweb também fechou parcerias com o Pagamento Digital, braço do BuscaPé, e com o PayPal, do eBay, para oferecer sistemas de pagamento. Com a novidade, atraiu 4,6 mil clientes em nove meses.
Modelo atrai companhias diferentes entre si, que incluem do UOL Diveo e Locaweb ao Yahoo e BuscaPé
O UOL, que já mantinha um shopping virtual e o serviço de pagamentos PagSeguro, adquiriu, em maio, o site de pagamentos eletrônicos Boa Compra, especializado na publicação e venda de itens de jogos on-line. "Estamos em busca também de novas parcerias para ampliar a oferta de serviços", afirma Ricardo Dortas, diretor do PagSeguro. O serviço conta com 100 mil clientes atualmente e a demanda, diz o executivo, cresce 50% ao ano. Nesta semana, o UOL também lançou uma loja de softwares de gestão empresarial e outros serviços para atrair pequenas e médias empresas.
"Enquanto o comércio eletrônico cresce 40% ao ano, a entrada de micro e pequenas lojas virtuais cresce 65%. São empresas que precisam de propaganda na web e de ajuda tecnológica", afirma Mario Mello, presidente do PayPal no Brasil. A companhia, que chegou ao país em 2010, tem 30 mil clientes e fixou a meta de liderar o setor de sistemas de pagamento em dois anos. Para isso, tem reforçado parcerias com sites de hospedagem e portais.
Nesta semana, o PayPal anuncia com o Yahoo uma parceria para vender o serviço de links patrocinados no Brasil. O lojista que é cliente do PayPal cadastra informações sobre produtos em um site do Yahoo e sua loja passa a figurar nos sistemas de buscas do Yahoo e do Bing (serviço de busca da Microsoft). "O portal tem como vantagem o acesso às milhares de empresas que são clientes do PayPal" afirma Leonardo Khéde, diretor de comércio eletrônico do Yahoo. A meta das duas companhias é atrair pelo menos 3 mil lojistas até o fim do ano. O Yahoo também desenvolve uma ferramenta para que pequenos lojistas possam criar anúncios na internet.
A Ikeda, que recentemente foi comprada pela japonesa Rakuten, também anunciou que vai lançar uma espécie de shopping de lojas virtuais, com o objetivo de oferecer publicidade aos lojistas.
O grupo BuscaPé, que começou com um site de comparação de preços, acrescentou diversos serviços aos lojistas, como sistemas de pagamento, software de segurança, sistemas antifraude e serviços de marketing digital. O grupo tem 12 mil lojas virtuais como clientes. Marcos Cavagnoli, vice-presidente da divisão BuscaPé Financial Services, diz que a clientela dobrou nos últimos dois anos. "A previsão para este ano é de crescer 100% devido à demanda muito aquecida", diz. Recentemente, o BuscaPé reforçou a área de sistemas de pagamento. Neste ano, comprou a argentina DineroMail. O grupo já havia adquirido as brasileiras Pagamento Digital e FControl e a colombiana Pagos Online. "Agora negociamos a aquisição de uma empresa especializada em pagamentos via celular", diz Cavagnoli.
A Tray, que fornece softwares para a montagem de lojas virtuais, também reforçou a área de sistemas de pagamento. A empresa já era dona do Receba Online, com 4,5 mil clientes, e acaba de adquirir a ERNet, proprietária do sistema de pagamentos SuperPay. Além de reforçar a área de pagamentos, a empresa ampliou a oferta de serviços como e-mail marketing, análise de crédito dos consumidores e software antifraudes, afirma o presidente da Tray, Leandro Marques. Com as aquisições, a companhia prevê elevar sua receita de R$ 8 milhões em 2010 para R$ 20 milhões neste ano.
A Vtex, que tem uma carteira de aproximadamente 180 lojas virtuais, comprou recentemente a WX7 para complementar o portfólio com serviços como integração de lojas com redes sociais e promoções por e-mail marketing. A empresa também desenvolve um sistema de pagamento com cartão de débito em parceria com a Visa e a Cielo.
Veículo: Valor Econômico
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop