Tecnologia
17/06/2011 11:47 - Celular será meio de pagamento de pequenos valores
Enquanto o segmento de mobile banking passa por um processo de consolidação e os bancos buscam aumentar sua fatia de clientes, os principais fabricantes de aparelhos celulares e desenvolvedores de softwares brasileiros já se preparam para um novo modelo de negócio que promete envolver, além das instituições financeiras, bandeiras de cartão de crédito, operadoras de celular e, na última ponta da cadeia, o segmento varejista. Chega ao mercado brasileiro até o fim deste ano, ainda em caráter experimental, uma tecnologia que deve transformar o celular em importante meio de pagamento de valores. A NFC, sigla para Near Field Communication, ou comunicação por proximidade, promete popularizar o segmento de pagamentos móveis ao permitir que o consumidor pague pequenos valores ao aproximar o celular ao aparelho de um estabelecimento que ofereça essa tecnologia.
A tecnologia de transferência de dados sem fio é coordenada pelo NFC Fórum, uma união de empresas criada há sete anos e que atualmente conta com mais de cem membros, entre eles pesos-pesados como Microsoft, Samsung, Motorola e Visa. Já funciona no Japão e na Coreia do Sul, por exemplo, para o pagamento de transporte público. A ideia é que o consumidor, com o acesso a uma operadora de telefonia móvel, um aparelho com essa tecnologia, uma conta no banco e um cartão de crédito consiga substituir o dinheiro ou o plástico em pequenas compras do dia-a-dia.
A LG antecipou ao Valor o início da produção no Brasil, em setembro, do Dakota NFC, primeiro aparelho da fabricante com essa tecnologia embarcada. "Já estamos em negociação com as operadoras e o celular deve chegar às prateleiras no último trimestre de 2011", diz o gerente geral de vendas da LG Electronics no Brasil, André Niggli. O aparelho vem com um processador, uma antena e um sim card específico que permitem a troca de informações com o aparelho NFC no varejo. "É a mesma lógica das máquinas de POS nos pontos de venda para cartão de crédito, mas sem o contato físico."
De acordo com José Domingos Favoretto Júnior, arquiteto de soluções do CPqD, instituição independente com foco na inovação em TI, alguns pilotos já são testados nos Estados Unidos e na Europa e os grandes fabricantes do Brasil já se preparam para lançar aparelhos este ano. "A Samsung já homologa um equipamento e a Nokia anunciou para este ano um telefone com essa tecnologia", conta. (F.
Dinheiro e cheque já fazem parte do passado
Ir às compras e pagar com dinheiro ou cheque fazem parte do passado. Novas tecnologias estão ampliando o volume de serviços prestados pelas empresas de cartão de crédito, que atendem desde o pequeno e médio empresário, até a pessoa física. Transformar o celular em uma "maquininha" capaz de receber pagamentos com cartão de crédito, inclusive parcelados, é outra opção.
Na Copa do Mundo 2014, a torcida não terá de perder tempo em filas para adquirir seu ingresso. Representantes da Visa Brasil estão negociando com a Fédération Internationale de Football Association (Fifa) a ampliação do Visa Passfirst, que permitirá ao usuário do cartão entrar nos estádios sem imprimir no papel o bilhete para assistir as partidas. Hoje, em todo país, 11 estádios fazem uso da nova tecnologia, lançada em 2007.
A Redecard lançou há menos de um ano o piloto do Redecard Celular. A tecnologia está em testes e será lançada comercialmente em breve. Com ela, o usuário cadastra o número do celular junto ao banco emissor do cartão. Na hora da compra, o portador informa ao lojista que o pagamento será feito via celular. O número do aparelho e a senha do usuário são digitados na maquininha da Redecard. Em seguida, o consumidor recebe no celular uma segunda senha dinâmica, que muda a cada transação, via mensagem de texto (SMS), que também deve ser digitada. O próximo passo é imprimir o comprovante do pagamento.
Veículo: Valor Econômico
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop