Tecnologia
17/06/2011 11:00 - Lojistas querem novas regras para cartões
A Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) quer que o Banco Central apoie uma nova rodada de regulação para estimular a competição no setor de cartões e baratear os custos cobrados do varejo. Segundo o presidente da entidade, Roque Pellizzaro Júnior, as medidas adotadas no ano passado para fomentar a concorrência tiveram impacto reduzido nos preços cobrados pela indústria de cartões, por isso é preciso avançar mais.
Pellizaro levou ao BC propostas que poderão ser encaminhadas ao Congresso para alterar a legislação vigente e ampliar a concorrência. Uma das ideias, que esbarra na resistência dos órgãos de defesa do consumidor, é permitir a cobrança diferenciada entre compras em dinheiro e cartão. Se puder ocorrer, entende o lojista, os cartões reduziriam as taxas cobradas dos comerciantes.
A CNDL também defende alterações na legislação dos cheques. A entidade quer, por exemplo, que o pré-datado seja regulamentado (hoje essa modalidade vive em um limbo jurídico, pois formalmente não existe). Dessa forma, avalia, dar-se-ia mais segurança para o cidadão que usar esse recurso, já que os bancos iriam poder recusar cheque antes da data apontada para depósito e aumentaria a segurança jurídica em operações vinculadas ao recebível. "O cheque pré-datado e um fator importante de concorrência com os cartões."
Outra questão que os lojistas querem resolver refere-se à data de emissão de cheques. Segundo Pellizzaro, todo início de ano os lojistas têm problemas por causa de preenchimento com data do ano anterior, o que faz o cheque não ter valor.
O dirigente da CNDL destaca que incentivar o uso de cheque e dinheiro é o melhor caminho para que as taxas cobradas pelas administradoras de cartão sejam efetivamente reduzidas.
Veículo: DCI
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop