Tecnologia
13/06/2011 11:10 - Casais impulsionam venda on-line de eletros
O varejo eletrônico cresceu acima do comércio tradicional, em função do Dia dos Namorados. Enquanto shopping centers venderam em média 12,5% a mais, em relação a 2010, grandes sites comerciais somaram aumento de 50% nas vendas, durante a primeira quinzena de junho, influenciada pela data comemorativa. Pontual, a alta corrobora com a expectativa que o setor virtual mantém para o ano: faturar R$ 20 bilhões, ou seja, 30% a mais que o ano passado.
As categorias de produtos mais procuradas foram as de eletroeletrônicos e informática, com destaque para tablets e aparelhos celulares, de acordo com a operadora logística Direct, que serve a empresas como Americanas.com e Submarino.com. De modo que "continua a tendência do fim de 2010, quando observamos o crescimento das vendas desse tipo", afirmo diretor comercial da empresa Luiz Nascimento.
Na semana que antecedeu o Dia dos Namorados, a Direct verificou um acréscimo de 22% sobre o volume médio de operações comerciais. "A compra pelo e-commerce tem de ser feita antes, senão não conseguimos entregar", explicou Nascimento. O crescimento chega a 50%, quando a base de comparação é o mesmo período do ano passado.
Após ter se valorizado 25% neste ano, com base no ano passado, o faturamento mensal da Direct gira em torno de R$ 18 milhões. Com o resultado do Dia dos Namorados, a empresa pretende concluir junho com uma receita 20% maior (ultrapassando os R$ 20 mi), na comparação com os meses anteriores.
Dois motivos causam otimismo à companhia: "De um lado, o crescimento do próprio e-commerce; de outro, as entregas à indústria", justificou Nascimento. Atualmente, 40% do faturamento da Direct advêm de operações comerciais entre empresas (o chamado B2B).
Segundo o relatório WebShoppers, elaborado pela empresa de monitoramento de comércio eletrônico e-bit, com apoio da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, as vendas pela Internet cresceram 40% em 2010, somando R$ 14,8 bilhões.
A e-bit estima que, somente nos primeiros seis meses de 2011, quatro milhões de pessoas farão sua primeira compra virtual, somando 27 milhões de "e-consumidores" que fizeram pelo menos uma compra on-line até hoje.
"O e-commerce é voltado às classes elitizadas, que podem utilizar o serviço, sempre com um tíquete médio maior que o das lojas", aponta o superintendente da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), André Luiz Pellizzaro. A entidade deve divulgar hoje os resultados obtidos por pequenas e médias empresas - e algumas grandes - do varejo tradicional.
Mesmo que o varejo on-line esteja se expandindo, Pellizzaro acredita que o consumidor médio ainda prefere comprar produtos in loco. "O brasileiro gosta da experiência da compra presencial", afirmou o especialista. No início de junho, a expectativa da CNDL era um crescimento de 10% nas vendas feitas em função da data comemorativa, na comparação com 2010.
O "grande dia" para as lojas de rua, centros comerciais e afins, considerando a comemoração dos casais, foi o sábado, de acordo com o superintendente da CNDL. Perizzallo observou que o último sábado abarcou consumidores que não tiveram tempo durante a semana e, inclusive, potenciais "e-consumidores", que perderam o prazo da encomenda - já que a entrega, no e-commerce, demora alguns dias.
Shoppings
Apesar da projeção divulgada pela Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), de um aumento de 10% na atividade comercial do Dia dos Namorados. Os grandes centros de compras registraram um incremento médio de 12,5% nas vendas, se comparado ao mesmo período de 2010. Já em relação ao fluxo de público alguns shoppings chegaram a registrar alta de até 24%.
No Central Plaza Shopping, localizado na zona leste da capital paulista, foi registrado um grande fluxo de público desde a última sexta-feira (10). Cerca de 270 mil pessoas, que representa um incremento de 23,5% se comparado ao Dia dos Namorados de 2010. Segundo o superintendente do empreendimento Fábio de Souza Médici, esse aumento nas visitas decorre principalmente pela inauguração da nova Estação Tamanduateí de Metrô. "Desde a inauguração dessa nova estação, a procura pelo shopping aumentou bastante. Para se ter uma ideia, estamos com lista de espera para abertura de novas lojas".
O shopping que projetava um incremento em suas vendas de aproximadamente 12%, superou as expectativas e ampliou em 13% suas comercializações nesse período. "As vendas do Dia dos Namorados foram 13% maiores se comparados ao mesmo período do ano passado. Na lista dos produtos mais procurados destaco para os perfumes, celulares, acessórios e eletroeletrônicos", contou o executivo ao DCI.
No Shopping Butantã, que foi o primeiro empreendimento desse porte do Grupo Carrefour. Inaugurado em 1994 na zona oeste paulista, durante o período, houve um incremente nas vendas superior a 10% e um aumento de público de 13%, este ano.
A exemplo dos outros dois empreendimentos, o Shopping Interlagos, na zona sul da capital, também registrou uma grande procura por telefonia celular, eletroeletrônicos e perfumaria. Segundo a superintendente, Carla Bordon Gomes, o shopping registrou aumento no fluxo de público de 8% e um incremento de vendas de 12%, se comparado ao Dia dos Namorados do ano passado.
O Município de Osasco (SP) também presenciou um grande volume de visitantes, nesse período comemorativo. Durante toda a semana que antecedeu o Dia dos Namorados, o Shopping União de Osasco registrou um aumento de 20% no fluxo de visitantes, se comparado ao mesmo período de 2010. As vendas, também tiveram um acréscimo de 15%, em comparação ao Dia dos Namorados passado. "Esses percentuais podem ser justificados pela consolidação do empreendimento na região, nos seus dois anos de existência", disse o superintendente João Carlos Feitosa.
Veículo: DCI
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop