Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Tecnologia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Tecnologia

13/06/2011 09:38 - Cartão pré-pago é mais vantajoso que o de crédito

Modalidade é recomendada por especialistas em finanças para viagens internacionais

 

Desde o mês de abril, quando o Banco Central aumentou a alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para compras com cartão de crédito fora do País, turistas brasileiros adotaram maciçamente o cartão pré-pago para fugir do aumento do imposto.

 

Especialistas em finanças pessoais confirmam que a modalidade é melhor alternativa do que o crédito para quem está planejando uma viagem neste momento.

 

A emissão desse tipo de cartão cresceu 30% desde a medida do BC. O dado é do Banco Rendimento, maior emissor de pré-pagos com a bandeira Visa no Brasil e que já contabiliza 387 mil cartões ativos.

 

Mastercard e American Express também têm as suas opções de cartão pré-pago. Ambos lançaram a modalidade no fim de março deste ano. A Visa tem a opção disponível desde 2003.

 

A aposentada Yara Lopes, recém-chegada da França, afirma que, durante a sua viagem, o cartão pré-pago funcionou muito bem. "É mais seguro do que ter o dinheiro na mão e mais barato do que usar o cartão de crédito", diz.

 

Para comparar: o IOF que incide sobre compras com o cartão de crédito é de 6,38%. No pré-pago, o imposto é de 0,38%. "Paga-se apenas o imposto pela troca do dinheiro. É o mesmo custo que levar espécie", comenta Liao Yu Chieh, professor do Insper (ex-Ibmec São Paulo).

 

Ele lembra, no entanto, que há custo para emitir o cartão (R$ 10, em média), para fazer saque e, em alguns casos, taxa para uso do débito. "Por isso é importante comparar as opções de pré-pagos disponíveis no mercado", completa.

 

Os cartões Visa Travel podem ser obtidos em casas de câmbio, nos Bancos Rendimento, Schahin, Banco do Brasil, Bradesco ou Confidence. Os cartões Mastercard Travel podem ser comprados apenas em casas de câmbio filiadas à bandeira. Já o American Express Global Travel Card pode ser adquirido nas agências do banco Itaú.

 

Como usar. O cartão pré-pago é uma tarjeta magnética que pode ser recarregada a qualquer momento, inclusive durante a viagem. Os saques são feitos em caixas eletrônicos que tenham a bandeira do cartão (Visa, Mastercard ou American Express). A função débito também pode ser usada nos estabelecimentos que aceitam as bandeiras.

 

"Aí está uma desvantagem: se você quiser fazer uma compra na rua, em alguma feira ou coisa assim, não poderá usar o cartão pré-pago", comenta Chieh, do Insper. Ele pondera, no entanto que, nos lugares em que se aceita o cartão de crédito, aceita-se também o de débito pré-pago.

 

Caso sobre saldo no cartão pré-pago ao final da viagem, o turista pode vender o valor restante ao estabelecimento onde ele comprou o cartão. Há ainda a possibilidade de manter o valor no cartão para utilizar em um próxima viagem.

 

"Eu, como pretendo voltar para a Europa em breve, preferi não vender o saldo que restou", diz a aposentada Yara.

 

Veículo: O Estado de S.Paulo

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras
02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop

Veja mais >>>