Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Tecnologia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Tecnologia

31/05/2011 09:02 - Consumidor ainda não confia nas vendas on-line

Risco na entrega de produto e vazamento de dados são fatores.

 

Embora o número de brasileiros com acesso ao computador e à internet tenha crescido exponencialmente - pesquisas indicam que o Brasil tem atualmente 83,3 milhões de internautas, sendo 41 milhões usuários de internet banking e 17,8 milhões de e-consumidores -, ainda falta confiança ao internauta na hora de navegar ou fazer compras pela internet.

 

De acordo com uma pesquisa realizada em 2010 F/Nazca (F/Rada), 62% dos brasileiros afirmam não sentir confiança para efetuar compras online - 33% por desconfiar não receber o produto, 23% por receio de vazamento de dados e 6% por não acreditar na segurança das informações transmitidas pelo site. O que muitos ainda não sabem é que, é possível e simples saber se um site é seguro ou não.

 

"Os internautas recebem diariamente dezenas de mensagens eletrônicas, muitas vezes acompanhadas de frases que os estimulam a clicar em links existentes nessas mensagens, porém paira a dúvida, se é ou não seguro clicar nesses links. Além disso, muitas pessoas ainda não fazem suas compras pela internet porque não sabem identificar se estão seguras para efetuar aquela transação, ou têm receio de que seus dados, como senhas de banco ou números do cartão de crédito, vazem e sejam utilizados indevidamente", afirma Eder Alvares Pereira de Souza, especialista em segurança digital da Certisign, empresa especializada em certificação digital.

 

Segundo Souza, é possível usar a internet com segurança. Para isso, o consumidor/internauta deve ficar atento a pequenos detalhes, pois os sites seguros apresentam alguns sinais que, embora discretos, são vitais para garantir a veracidade das informações e a idoneidade da loja. "O primeiro ponto é verificar se no momento de enviar qualquer informação sensível, o endereço da página inicia com o https://. Outro ponto muito importante é notar se a barra de endereço apresenta a cor verde, pois essa cor na barra de endereço do browser indica que o internauta está em um site seguro. Mais um fator importante é o cadeado, local onde o internauta pode visualizar detalhes sobre o endereço do site e seu responsável", recomenda.

 

A cor verde na barra de endereço do browser indica que o site possui o chamado Certificado para Servidor Web EV SSL, certificado que utiliza um processo de validação estendida muito rigoroso, oferecendo o mais elevado padrão de segurança na internet para autenticação de sites. Isso significa que a empresa responsável por ele passou por um rigoroso processo de autenticação de identidade e que o endereço é realmente da empresa. Com isso, o usuário pode confiar no endereço visitado e na segurança utilizada para transmitir as informações sensíveis, fazendo com que as transações online sejam protegidas.

 

Transparência - Já no cadeado que aparece quando o internauta acessa a página, é possível visualizar diversas informações sobre o certificado digital utilizado no site, tais como a data de validade do certificado digital, o nome da empresa responsável pelo site, etc. "Principalmente para os sites de e-commerce, é fundamental que se tenham esses dados à disposição do consumidor, pois é uma demonstração de transparência no relacionamento entre a empresa e o cliente, além de ser um grande diferencial em relação aos sites que não oferecem este sistema ao usuário. Esse é um instrumento de segurança que todo o consumidor deveria ter direito e até exigir", ressalta o porta-voz.

 

Uma maneira divertida para "aprender" a identificar os sinais que garantem que o site é seguro é navegar pelo hotsite "Verdadeiro ou Fraude" (www.phish-no-phish.com), desenvolvido em parceria entre as empresas Certisign e Verisign, esta responsável pelo controle dos domínios .com e .net. Nele, o internauta aprende a identificar quando está navegando em local seguro ou não.

 


Veículo: Diário do Comércio - MG

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras
02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop

Veja mais >>>