Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Tecnologia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Tecnologia

27/05/2011 10:22 - Responsável por 80% dos acessos, classe C gasta R$ 273 bi on-line

No débito, a chamada nova classe média gasta R$ 273 bilhões por ano em compras virtuais. "Se considerarmos o crédito disponível, esse montante dobra", afirma Renato Meirelles, o sócio-diretor do instituto de pesquisa Data Popular, de onde vêm a informação.

 

Com renda mensal familiar de R$ 1.064 a R$ 4.591 - na classificação do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) -, a classe C representa 80% dos acessos feitos à Internet no Brasil, segunda o Data Popular.

 

"A novidade não está na chegada da classe C no varejo digital, mas na força com que eles chegaram a esse mercado", disse Opice Blum, o presidente do Conselho de Tecnologia da Informação e Comunicação da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio).

 

Segundo outro estudo, a Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista (e-PCCV), realizada pela Fecomércio em parceria com a empresa e-Bit, o faturamento do e-commerce já supera a soma dos balanços de todos os shopping centers do Estado de São Paulo.

 

"A Internet radicalizou o poder de escolha e de comparação de preços e produtos que o controle da inflação concedeu há 15 anos", observou Meirelles. De acordo com o sócio-diretor do Data Popular, houve uma democratização da informação e, com ela, do poder de compra, a partir do comércio virtual.

 

Nova realidade

 

Especialista no assunto, o sócio-diretor da empresa Ponte Estratégia, André Torreta, tem a seguinte opinião: "A classe C não é um nicho de mercado, é a realidade brasileira". O executivo reuniu-se nesta semana com outros especialistas, todos a convite da Fecomércio, para discutir o tema "A Classe Média na Internet".

 

De acordo com dados do instituto de pesquisa Data Popular, a classe C é responsável por 78% do que é comprado em supermercados, 60% das mulheres que frequentam salões de beleza e 70% dos cartões de crédito utilizados no País. "Hoje, é impossível fazer qualquer plano de comércio sem considerar esta classe", disse Meirelles, o sócio-diretor da entidade.

 

De volta ao varejo digital, a e-Bit estima que, até o final do ano, o universo de brasileiros que realizam compras pela web deve alcançar 28 milhões de pessoas. "Os produtos mais comprados pela classe média na Internet são: eletrodomésticos, informática, livros e telefonia celular", comentou Pedro Guasti, diretor-geral da e-Bit.

 

"Em média, por mês, o gasto médio das famílias com renda de até R$ 3 mil é de R$ 321", completou o diretor. O sócio da Ponte Estratégia, André Torreta, avalia que a "digitalização" da nova classe média está sendo desenvolvida via celular, e não pelo computador - há 230 milhões de linhas móveis no Brasil.

 


Veículo: DCI

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras
02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop

Veja mais >>>