Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Tecnologia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Tecnologia

23/02/2011 13:35 - Redes Sociais: Campo de testes para novos produtos

Sondar o mercado para o lançamento de um produto sempre exigiu habilidade das empresas, que costumam guardar a sete chaves as pesquisas que fazem com os consumidores. Algumas companhias, no entanto, decidiram colocar essa relação às claras nas redes sociais.

 

A Pepsico decidiu abrir para os fãs ou seguidores de seus perfis no Facebook, Orkut e Twitter alguns "segredos" sobre produtos que pretende lançar. Nos Estados Unidos, a empresa convidou os consumidores da bebida Mountain Dew a dar sugestões para a criação de três novos sabores. Os internautas também escolheram o nome, a embalagem e a logomarca. As bebidas foram lançadas em 2010.

 

O diretor global de mídias sociais da Pepsico, Bonin Bough, diz que a companhia pergunta aos seguidores de seus perfis o que eles pensam de determinadas embalagens e sabores. Com base nas respostas, avalia a chance de sucesso do novo produto. "Há muitas oportunidades para as empresas transformarem o relacionamento com os consumidores fazendo uso das redes sociais", afirma.

 

A montadora Fiat também recorreu aos sites de relacionamento para descobrir o que seus consumidores esperam do carro do futuro. Por meio das redes tradicionais e de um site criado especialmente para o projeto, as pessoas podiam enviar suas sugestões para o modelo Fiat Mio. A partir das mais de 10 mil ideias recebidas, um protótipo foi apresentado no Salão do Automóvel do ano passado. A experiência deu tão certo que a empresa voltou a usar as redes sociais para preparar o lançamento do Bravo.

 

"Esse diálogo intenso e aberto com o consumidor foi muito positivo e se tornou uma referência", diz Abel Reis, presidente da AgênciaClick Isobar, que realizou a campanha para a Fiat.

 

A fabricante de celulares Sony Ericsson criou um blog e usa seu perfil nas redes sociais para recolher opiniões sobre aparelhos que vão chegar ao mercado brasileiro. Com base nos comentários, a campanha de marketing enfatiza as características mais desejadas pelos consumidores. Um produto que foi lançado no exterior com destaque para a câmera fotográfica, por exemplo, pode ter outras funções ressaltadas ou até ser modificado para agradar aos brasileiros. O celular W150 é vendido no país com duas capas coloridas por causa das sugestões feitas por consumidores locais. "É uma plataforma de diálogo que não tínhamos antes", afirma a diretora de marketing da empresa, Ana Peretti.

 

Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras
02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop

Veja mais >>>