Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Tecnologia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Tecnologia

15/02/2011 10:04 - Empresários comemoram queda de 42% nas despesas

Seis meses após o fim da exclusividade das bandeiras nas máquinas de cartão de crédito e de débito, os lojistas registram redução significativa nos custos e sinalizam repassar o benefício para os consumidores. Segundo levantamento realizado pelo Departamento de Economia da Federação do Comércio do Estado de Minas Gerais (Fecomércio Minas), 75,5% dos entrevistados observaram uma redução média de 42% nas despesas com a utilização dos equipamentos.

 

Com a adoção do novo modelo, os comerciantes passaram a trabalhar com diferentes bandeiras, pagando o aluguel de apenas um terminal. Além disso, a concorrência acirrada entre as operadoras fez com que houvesse redução no valor cobrado nas taxas de aluguel.

 

Segundo 78% dos comerciantes, foi possível reduzir os custos e renegociar novos valores junto às administradoras. Nas tarifas para cartão de crédito, a diminuição foi percebida por 76,9%, com um desconto de 29% nas taxas. Para o serviço de débito, a redução atingiu 74,5% das empresas, com queda de 34% no valor.

 

Após as renegociações, os principais benefícios verificados pelos empresários, ainda segundo a pesquisa da entidade, foram a menor taxa de aluguel, para 58,7% dos entrevistados, e melhores condições de pagamento para a loja, para 21,7%.

 

A coordenadora do Departamento de Economia da Fecomércio Minas, Silvânia de Araújo, afirmou que o momento é bom para os lojistas e que a possibilidade de repassar a baixa nos custos para o consumidor pode compensar o momento de instabilidade pelo qual o setor deve passar em 2011.

 

"Haverá um período de mais austeridade e de um consumo mais contido, em que os empresários deverão investir em promoções e em outras estratégias para atrair os clientes. Já existe no consumidor a propensão à utilização de cartões em suas compras e as taxas menores e financiamentos mais atraentes podem ajudar o comércio", explicou Silvânia de Araújo.

 

Além disso, conforme a economista, o empresário também deve usar esse momento para desenvolver outras vantagens competitivas. "O lojista pode aproveitar para investir no seu mix de produtos, treinar seus funcionários e rever a relação com os fornecedores, disse ela.

 

A pesquisa também apurou os dados relativos à utilização dos cartões de crédito e débito nas vendas de Natal. Segundo os entrevistados, 79,4% dos clientes utilizaram cartão de crédito, enquanto o cartão de débito ou dinheiro foram usados por 20,3% dos consumidores.

 

O principal motivo apontado pelos entrevistados para a escolha da operadora na data comemorativa foi o valor cobrado pelas máquinas, segundo 36,4% dos entrevistados, seguido pelas taxas cobradas nas operações com cartão de débito, para 23,6%, e pelas operações com cartões de crédito, de acordo com 20%.

 

Veículo: Diário do Comércio - MG

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras
02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop

Veja mais >>>