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02/02/2011 12:02 - Vendas por multicanais são a tendência do varejo no Brasil

O formato de multicanais ligado à tecnologia é a tendência do próximo ano no comércio e no varejo brasileiro, com lojas até com vitrines touch screen, além das compras por meios móveis (mobile). Essa integração tende a se tornar ainda mais forte, já que 51% dos clientes tendem a adquirir produtos de varejistas que têm site, em relação a empresas que ainda não contam com canais específicos para o ambiente celular, segundo informou a consultoria especializada em varejo e marketing GS&MD Gouvêa de Souza após a realização de importante evento varejista em Nova York. Segundo a GS&MD Gouvêa de Souza, no ano passado o comércio eletrônico cresceu 40%. Com o foco no público A e B, o segmento deve crescer 30% este ano.

 

Questões como a utilização de mídias sociais como interação com o cliente e sustentabilidade também foram destaque, de acordo com o sócio diretor da GS&MD Gouvêa de Souza, Alexandre Horta. "A internet está mudando o conceito de compras do consumidor. No momento que estamos vivendo, quando o consumidor chega para efetuar uma compra ele já pesquisou em outros canais", explica.

 

Empresas varejistas como o Grupo Pão de Açúcar (GPA) são exemplo dessa mudança, segundo o vice-presidente do grupo, Hugo Bethlem. A rede está seguindo a tendência de multiformatos e já se prepara para começar a receber o pagamento por meio da tecnologia mobile payment (pagamento via celular). "Nós somos uma empresa de varejo que mantém uma sinergia entre os multicanais que oferecemos aos nossos clientes. O mercado absorve cerca de 30 milhões de clientes por ano, e faz o atendimento a eles em diferente canais", enfatiza ele.

 

O porta-voz conta ainda que algumas das tecnologias para o varejo - utilizadas nos Estados Unidos - já estão presentes na vida do consumidor brasileiro. "Hoje o consumidor efetua suas compras nos sites de nossas lojas pelo iPad, pelo iPhone e pelo smartphone se desejar", explica. Segundo Bethlem, o cliente também consegue fazer a rastreabilidade por meio do smartphone, obtendo mais informações sobre produtos da marca Taeq (marca própria Pão de Açúcar) oferecidos no sacolão das lojas.

 

Atualmente, o delivery do comércio eletrônico do Pão de Açúcar representa 1% das vendas totais no segmento de alimentos. No setor de eletroeletrônicos, o site do Extra, do Ponto Frio.com e da Casas Bahia, somados, representam aproximadamente 10% das vendas totais de eletros, conforme estimativa da companhia.

 

Touch screen

 

Outra novidade que ganha força na vida dos brasileiros e deve ser a tendência nos próximos anos são as vitrines touchs creen (sensíveis a toque), que permitem ao consumidor conhecer produtos virtualmente. Depois de lojas como Ralph Lauren e Selfridges adotarem o serviço, os pontos de venda de marcas de moda, como Blue Beach, presente no Brasil por meio de 22 lojas em São Paulo, aplicam a ideia. "Muitas pessoas que só estão passando param para interagir e acabam entrando na loja. O legal é que a tecnologia permite expor muito além do que está na vitrine convencional", afirma o sócio diretor da marca, Rodrigo Sein.

 

A marca utiliza a vitrine touch screen há um ano, e atesta que a tecnologia realmente atrai consumidores. "O cliente já entra na loja conhecendo os modelos. Ele pode olhar toda a coleção muito mais rápido, o que é ótimo para aqueles sem paciência ou para os que se sentem tímidos na hora de comprar", diz.

 

No exterior

 

Na linha multicanais, ainda, o site Facebook expandiu recentemente seu serviço de descontos em compras para cinco países europeus e para o Canadá. A estratégia faz parte do plano de ajudar as marcas a se comunicarem com os clientes que utilizam essa rede social. O Facebook Deals, serviço que já opera nos Estados Unidos, traz aos usuários da rede social ofertas em lojas do varejo. Quando uma compra é efetivada, o serviço posta uma nota no mural do usuário, que pode ser vista pelos seus amigos. Assim, a loja ganha publicidade. Os parceiros iniciais na Grã-Bretanha incluem o Starbucks, que irá oferecer um café grátis aos primeiros 30 mil clientes que entrarem na loja e notificarem seus amigos pelo serviço Facebook Places. Outra parceira é a rede Yo Sushi.

 

O Facebook Places permite aos usuários transmitir sua localização. Com o Facebook Deals, a rede social pode estimular mais pessoas a usar o serviço de localização, ao mesmo tempo em que abre novas oportunidades de obter receita. Ele também pode encorajar mais usuários a acessar a rede social pelo seu aparelho de celular e smartphone. O serviço é lançado na Grã-Bretanha, Alemanha, França, Itália, Espanha e Canadá. Futuramente, a ideia é o Facebook lançar o serviço em todos os países onde opera.

 

Veículo: DCI

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