Tecnologia
13/12/2010 09:11 - Varejo online deve vender 40% a mais no Natal
Empresas projetam encerrar o ano com um faturamento recorde de R$ 15 bilhões
O comércio online brasileiro deve faturar R$ 2,2 bilhões com o Natal de 2010. O dado faz parte de estimativa divulgada pelo E-Bit e representa um acréscimo de 40% em relação às vendas efetivadas em 2009. Caso a previsão se confirme, o setor pode fechar o ano com um faturamento de R$ 15 bilhões, valor recorde. No ano passado, durante o período entre 15 de novembro e 24 de dezembro, o e-commerce foi responsável pela movimentação de R$ 1,6 bilhão. A arrecadação anual ficou em aproximadamente R$ 10 bilhões.
O levantamento da empresa que monitora o comércio eletrônico no Brasil também detalhou as preferências do consumidor virtual. Entre o público masculino, os aparelhos eletrônicos são os campeões de vendas. Os cosméticos configuram-se no alvo favorito das mulheres. O tíquete médio do segmento deve girar em torno de R$ 370,00. “Este foi um ano favorável à economia brasileira e, consequentemente, ao e-commerce”, constata Alexandre Umberti, diretor de marketing e produtos do E-Bit.
O aumento progressivo da arrecadação do e-commerce está diretamente relacionado com a ascensão econômica da classe C. “Trata-se de uma classe social com uma base populacional muito grande e que está chegando à internet para fazer sua primeira compra. Além disso, a entrada das grandes redes no comércio eletrônico contribui para que o consumidor opte por esse meio”, relata Umberti. Até o final de dezembro, calcula-se que 23 milhões de pessoas terão realizado ao menos uma compra na internet durante o ano.
Premiada pelo E-Bit nos últimos três anos com a Medalha Diamante no segmento eletroeletrônicos, a Colombo planeja um incremento de 50% nas vendas natalinas realizadas por televendas e pelo site. Para suportar uma carga de 900 pedidos diários e evitar atrasos nas entregas, a empresa promoveu alterações em sua logística. Cerca de 180 funcionários dedicam-se exclusivamente às demandas online. Atualmente, os meios virtuais representam 15% do total comercializado pela companhia.
Hoje, ao fazer alguma aquisição na web, a preocupação número um do comprador refere-se ao prazo de entrega do produto. Para evitar qualquer tipo de contratempo, recomenda-se que o internauta acompanhe o desenrolar da transação. Outra medida necessária no espaço online é a busca de informações sobre a loja escolhida. Nesse sentido, sites especializados e ferramentas como o Facebook e o Twitter podem exercer uma função importante. “As redes sociais tornaram-se aliadas na hora da compra. A troca de informações através delas tem ajudado o consumidor a se decidir por uma ou outra empresa”, constata Paulo Kendzerski, diretor de marketing da WBI Brasil.
Além dos cuidados com dados cadastrais e senhas, Kendzerski sugere que o internauta desconfie de produtos com valores muito abaixo do mercado. “Não existe oferta ou promoção milagrosa”, assegura.
Veículo: Jornal do Comércio - RS
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop