Tecnologia
01/12/2010 11:55 - MasterCard inicia pagamento móvel
Agora já não é mais piloto e é pelas mãos de MasterCard, Itaú, Vivo e Redecard que o "mobile payment", de pagamentos via celular, ensaia ganhar alguma escala no mercado brasileiro. O país foi escolhido como o primeiro mercado a usar a tecnologia, desenvolvida mundialmente pela MasterCard, em que será o cliente que vai iniciar a operação de crédito, débito ou recarga de celular. Na união de forças há uma base potencial de clientes de 58 milhões pelo lado da Vivo e de 40 milhões de cartões pelo Itaú.
O serviço começará a ser testado em São José dos Campos, interior de São Paulo, no início do ano que vem. Enquanto a Redecard já trabalha no credenciamento de mil estabelecimentos comerciais, a Vivo vai habilitar, com um novo chip, 30 mil clientes da base cruzada com o Itaú. Na largada, não haverá tarifação para quem usar o pagamento móvel, mas quando a operação ganhar escala comercial, a ideia é é remunerar toda a cadeia pelo pedaço do negócio que lhe cabe: a Vivo pela venda de chips, a Redecard pelo lado de adquirente, cobrando aluguel pelos celulares fornecidos, e o emissor pela transação móvel utilizada.
A tecnologia, segundo o presidente da MasterCard, Gilberto Caldart, é aberta o que, em tese, pode ser estendida para outras operadoras de telefonia móvel, emissores e até outros adquirentes. Só que, paralelamente, a Cielo, após a aquisição do controle da M4U, e da associação com a Oi Paggo, também desenvolve um produto que pretende unir as funcionalidades do cartão de crédito e do celular, trazendo para o país o Visa Mobile Pay.
As iniciativas diversas, segundo Fernando Teles, diretor da área de cartões do Itaú, não inviabilizam um modelo universalizado de "mobile payment" no Brasil, porque Visa e MasterCard operam, mundialmente, no mesmo circuito de transações integradas, conforme o padrão EMV para cartões de pagamento. Isso permitirá que, no futuro, mesmo com dois sistemas coexistindo, eles se conversem.
Veículo: Valor Econômico
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop