Tecnologia
29/10/2010 11:19 - Redecard decepciona, e Cielo adianta lucro
Primeiro balanço após fim da exclusividade de bandeiras mostra queda nos ganhos
Segunda maior empresa de cartões, a Redecard mostrou ontem em seu balanço a nova realidade competitiva do setor após o fim da exclusividade das bandeiras Visa e MasterCard.
A Redecard teve lucro de R$ 324,1 milhões no terceiro trimestre, resultado 2,7% menor do que no mesmo período de 2009, mas que ficou 10% abaixo da expectativa da maioria dos analistas.
Mais do que a queda no lucro, a empresa mostrou um aumento significativo de 41% nos custos de serviços e de despesas com marketing em relação ao terceiro trimestre de 2009.
Também houve queda nas taxas de desconto dos lojistas, uma das principais fontes de receita, que caíram de 1,23% para 1,15% em um ano.
O fim da exclusividade permitiu, pela primeira vez, que os lojistas compartilhassem as maquininhas processadoras de cartões (que são alugadas), além de reduzir o valor dos descontos recebidos nas transações.
Para o Barclays Capital, o resultado mostrou "rápida deterioração" das margens de ganho da Redecard.
"Os resultados foram fracos, com contração forte nos preços, custos acima do esperado, além do primeiro declínio na receita de aluguéis de máquinas", afirmou o Barclays, em relatório.
O resultado da Redecard levou à queda de 5,7% nas ações e obrigou a rival Cielo a sair às pressas para adiantar alguns dos principais números de seu balanço, que estava previsto para o dia 3.
A Cielo teve lucro de R$ 488,5 milhões no terceiro trimestre, resultado 23,1% acima de 2009. Por outro lado, também assustou com custos operacionais de R$ 425,9 milhões -9% acima do segundo trimestre deste ano e 27% mais que no mesmo período do ano passado.
A estratégia da Cielo deu certo, e suas ações recuaram menos, terminando o dia com baixa de 1,68%. "A empresa está mostrando números satisfatórios", disse Aloisio Lemos, da Ágora.
Veículo: Folha de S.Paulo
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop