Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Tecnologia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Tecnologia

26/10/2010 09:45 - Santa Helena aposta no e-commerce

Vendas por meio da internet na rede de Sete Lagoas já são responsáveis por 20% da receita da empresa.

 

As vendas por meio da internet vêm crescendo na rede de supermercados Mercantil Bastos Ltda (Santa Helena), com sede em Sete Lagoas, na região Central do Estado, e já respondem por 20% do faturamento. Conforme o encarregado do setor de Tecnologia de Informação (TI) da empresa, Frederico Machado Bastos, a previsão é de que este percentual chegue a 40% em maio de 2011.

 

O Santa Helena está no mercado há 10 anos, mas iniciou os negócios on-line em maio de 2010, após investir no aumento do mix, que subiu de 5 mil para 7 mil itens, com o objetivo de atender o aumento na demanda.

 

O e-commerce, segundo ele, está concentrado em uma das cinco lojas da rede na cidade, o que reduz os custos e eleva a receita. "Temos toda uma estrutura preparada para atender o cliente, com cerca de 25 funcionários destinados ao exclusivamente ao serviço", explicou.

 

De acordo com Bastos, a redução das despesas reflete diretamente na taxa de entrega cobrada do consumidor, hoje fixada em R$ 15. O delivery atende toda a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), principalmente Nova Lima, Pedro Leopoldo, Igarapé, Betim e Contagem, de segunda-feira a sexta-feira.

 

Ainda segundo o encarregado do setor de TI, as vendas on-line não concorrem com aquelas feitas para as pessoas que vão ao supermercado convencional. "A comercialização pela internet tem um público-alvo bem específico, que busca praticidade e conforto. Hoje, com a escassez de tempo, muitas pessoas não conseguem ir à loja. O serviço é destinado a elas e tem atraído cada vez mais clientes", afirmou.

 

Segundo ele, o serviço também deverá contribuir para o crescimento da receita total do Santa Helena em 2010. Bastos destacou que a expectativa é de registrar alta de 35% na comparação com 2009. "Os negócios estão aquecidos e a tendência é de aumento em virtude do Natal", explicou.

 

O bom momento pelo qual passa a economia brasileira também foi citado por ele como fator de incremento dos negócios. De acordo com Bastos, a manutenção do emprego e o aumento da renda do consumidor impulsionaram tanto as vendas pela internet como as das demais lojas da rede.

 

Desde dezembro do ano passado, o Santa Helena está investindo R$ 4 milhões na abertura de novas unidades. "A empresa fechou o ano passado com três lojas e em 2010 o número chegará a seis. A demanda está aquecida e precisamos aproveitar a oportunidade oferecida pelo mercado interno", avaliou.

 

Dados da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) apontam que as vendas pela internet cresceram 42,8% em 2009 na comparação com 2008. Segundo o site E-Commerce, especializado em informações desse segmento, o aumento das vendas on-line no comércio brasileiro em 2010 deve chegar a 30% e atingir R$ 13,6 bilhões. No ano passado, os negócios registraram alta de 33% sobre 2008.

 


Veículo: Diário do Comércio - MG

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras
02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop

Veja mais >>>