Tecnologia
14/10/2010 10:20 - Setor de cartão publica regras para aumentar a concorrência
Indústria faz autorregulação, mas não padroniza suas tarifas
O setor de cartão de crédito publicou ontem novas regras e princípios que passam a compor seu código de ética e autorregulação. O objetivo é aumentar a concorrência.
Não está prevista, no entanto, a padronização das tarifas cobradas. Isso está sendo preparado pelo CMN (Conselho Monetário Nacional) e, segundo a Abecs (associação que representa o setor), deve ser divulgado ainda neste mês. "Achou-se por bem que isso ficasse por conta do CMN.
Com a padronização, teremos entre 10 e 15 tarifas, em vez das mais de quarenta que existem hoje. O consumidor terá mais facilidade para comparar os custos", disse o presidente da Abecs, Paulo Rogério Caffarelli.
Entre os novos itens da autorregulamentação está previsto o fim da exclusividade entre bandeiras (Visa, Mastercard etc) e credenciadoras (Cielo, Redecard etc), o que já existe desde julho.
Além disso, o setor se comprometeu a dar mais transparência às taxas de intercâmbio (quanto da taxa cobrada sobre a transação fica com bancos, bandeiras, credenciadoras) e criar incentivos ao desenvolvimento de bandeiras brasileiras. "R$ 3 bilhões saem do Brasil a cada cinco anos só em royalties pagos às marcas estrangeiras", diz Caffarelli.
Ainda neste mês, o setor também deve se comprometer com o Ministério da Justiça a divulgar com mais clareza os juros cobrados no cartão de crédito, contou. O presidente da Abecs espera que a autorregulação sirva de subsídio para a regulação externa do setor, que deve passar no Congresso.
O governo também elabora uma proposta de regulação do setor, cuja conclusão vem sendo adiada desde o início da campanha eleitoral.
Veículo: Folha de S.Paulo
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop