Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Tecnologia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Tecnologia

14/09/2010 11:34 - Carrefour: sincronização


Rede francesa adota novo sistema para melhorar a troca de informações com os fornecedores. 

 

De acordo com Crapina, nos datapools ficarão armazenados cadastros atualizados dos fornecedores.Um cadastro de produtos atualizado é imprescindível nas transações de compra e venda entre fornecedores e varejistas. Sem isso, o comércio pode rejeitar pedidos pelo fato de os produtos entregues terem as características modificadas, além de prejuízos com fretes. Para reduzir esse e outros riscos financeiros, o Carrefour,  um dos maiores varejistas com atuação no País e que faturou no ano passado R$ 25,6 bilhões, investirá R$ 350 mil na implantação da Global Data Synchronization Network (GDSN) ou Rede Global de Sincronização de Dados.

 

Prevista para entrar em funcionamento em janeiro do próximo ano, a rede, a ser acessada pelo sistema de gestão do gigante supermercadista, foi normatizada pela GS1 Brasil, associação sem fins lucrativos, representante nacional da GS1 Global.

 

A tecnologia, empregada pela matriz do Carrefour na França desde 2003, começará a ser testada pela cadeia francesa no Brasil a partir do mês de novembro.

 

Considerada uma espécie de Electronic Data Interchange (EDI) "turbinado" – técnica que permite o movimento eletrônico de documentos – a GDSN possibilita a troca de dados sobre cadastros de produtos entre fornecedores e varejistas. "Com esse sistema de sincronização de dados, as alterações feitas pelas indústrias nas embalagens, no tamanho dos produtos ou no armazenamento de itens são comunicadas ao varejo em um prazo de apenas uma hora", afirma a assistente de soluções da GS1 Brasil, Flávia Ponte Costa.  Na realidade, o objetivo da companhia é disponibilizar, eletronicamente, para o varejo as informações de produtos de fornecedores.

 

Além da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e da GS1, certificadora da rede, o Carrefour nesse projeto terá ajuda de mais três empresas: NeoGrid,  OneSync e a GXS. Elas serão responsáveis pela administração dos repositórios de dados da rede e pelo link entre os sistemas das empresas envolvidas no processo de sincronização. "Nesses datapools ficam armazenados os cadastros atualizados dos fornecedores que são enviados ao varejo diariamente", diz o gerente de organizações e processos do Carrefour,  Paulo Crapina.

 

Benefícios – A rede trará vários benefícios ao Carrefour. "Vamos dispensar as análises de faturas, porque os pedidos entregues estão de acordo com esses documentos", informa Crapina. Segundo o executivo, atualmente a cadeia varejista gasta entre 1 mil a 2 mil horas anuais realizando esse trabalho.

 

Outro inconveniente da falta de sincronização de dados entre parceiros de negócios é a entrega ao varejo, por parte de fornecedores, de mercadorias a mais ou a menos que as solicitadas nas encomendas. Isso, geralmente, ocorre pelo fato de as indústrias aumentarem o número de itens acondicionados nas caixas o que gera inconsistências nas notas fiscais.

 

Antes de começar o projeto-piloto de instalação da rede, o Carrefour está reformulando os sistemas corporativos para que eles possam absorver as especificações dos produtos de seus 1,5 mil fornecedores. Um dos programas em fase de adaptação é o de workflow. A rede varejista já escolheu quatro indústrias para testar a nova tecnologia: a Procter&Gamble, a Bombril, a L'Oreal e a Fleishmann.

 

No início do próximo ano, duas aplicações serão sustentadas pela GDSN. São a logística, que envolve a troca de dados sobre embalagens, quantidade de produtos e tamanho; e a de impostos federais. Colocar esse último tópico na rede é muito importante porque varejistas e fornecedores precisam pagar ao governo a mesma alíquota para cada produto comercializado.

 

Veículo: Diário do Comércio - SP

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras
02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop

Veja mais >>>