Tecnologia
10/09/2010 11:12 - Varejo abre espaço para especializadas
Empresas novatas crescem com serviços de instalação e suporte; compradores de primeiro computador são alvo
Criada há dois anos, a paulista TecTotal conquistou investidores e faturamento chegará a R$ 30 milhões em 2010
Na esteira do crescimento do interesse do varejo por serviços, avançam as empresas especializadas.
É o caso da TecTotal, que atua nas áreas de instalação de eletrônicos e também de suporte a computadores.
Criada há quatro anos como uma divisão da empresa de software Automatos, a TecTotal tem hoje 200 funcionários, e atende aos cinco principais varejistas do país.
Também estão incluídos os braços on-line de gigantes do varejo como Ponto Frio e Extra, que incorporaram os serviços em dezembro de 2009 e abril de 2008, respectivamente.
Em 2010, a companhia -independente desde 2008 e que tem entre os sócios Telefônica, Intel Capital e Ideiasnet- chegará a R$ 30 milhões em faturamento, o triplo do ano anterior.
"O mercado aquecido de eletrônicos tem favorecido a expansão", diz Glaucon Pereira, presidente da TecTotal.
O modelo de negócios é baseado em comissões da rede varejista parceira.
Até hoje a empresa já atendeu a 1,5 milhão de clientes.
NECESSIDADE
A ideia de criar a TecTotal partiu de Moyses Rodrigues, 31, presidente da Automatos.
"Eu era frequentemente convocado pela minha mãe para ajudar quando o computador ou a impressora tinha problema. Por isso, pensei numa empresa que oferecesse esse serviço", diz.
A estratégia deu certo e hoje o carro-chefe da empresa é o suporte a PCs, que responde por 70% das vendas. Entre os serviços, estão diagnóstico de problemas e configuração do equipamentos.
Entre alguns dos clientes da TecTotal em suporte, estão as operadoras Oi e Telefônica, que também são outro vetor de vendas do serviço, ao lado dos varejistas.
CLASSE C
Segundo a Folha apurou, hoje cerca de 60% dos usuários de serviços de suporte a PCs da TecTotal pertencem às classes C e D, que têm seu primeiro computador.
"Para esses consumidores, contratar um serviço de instalação ou de suporte é interpretado como uma forma de usar melhor o aparelho que acaba de comprar", diz Fernando Meirelles, sócio da consultoria Data Popular.
Pelo serviço, pagam em média R$ 10 por mês, geralmente adicionados na parcela do eletrônico adquirido.
Até o fim do ano, a TecTotal oferecerá também suporte a aparelhos celulares, câmeras fotográficas e GPS.
"Com a demanda crescente, a classe C passa a ser uma fatia importante do mercado", diz Rodrigues. (CF)
Veículo: Folha de S.Paulo
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop