Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Tecnologia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Tecnologia

18/08/2010 09:29 - Consumidores unem-se por descontos na rede

Cresce no País o número de sites de compras coletivas, que reduzem o preço dos produtos para os internautas

 

A união de consumidores para obter descontos, uma prática de negociação antiga, está ganhando ares modernos com a proliferação dos sites de compras coletivas no País. Por meio de um deles, 5.075 internautas puderam contratar três meses de aluguel de DVDs na Blockbuster por R$ 3, um desconto de 98%.

 

O modelo é uma iniciativa de empresários que perceberam que poderiam oferecer descontos ao mobilizar um número mínimo de pessoas para fazer uma compra.

 

Os novos investimentos no comércio eletrônico vêm a reboque dos bons resultados obtidos pelo setor no Brasil. No primeiro semestre deste ano, o setor faturou R$ 6,7 bilhões, um aumento nominal de 40% ante igual período de 2009, revelou relatório elaborado pela empresa de monitoramento de comércio eletrônico e-bit.

 

Um dos sites de compras coletivas que estrearam este ano foi o Imperdível. Pedro Guimarães, um dos sócios, explica que o negócio é possível porque une o interesse dos consumidores e o das empresas parceiras.

 

"Damos aos usuários um forte desconto e um guia de serviços da cidade. Aos parceiros, levamos um novo consumidor a custo zero", diz. Ele afirma que as empresas oferecem os serviços a preço de custo e o Imperdível põe sua comissão sobre esse valor na venda.

 

Além de trazer novos clientes, os sites de compras coletivas são um meio de reforçar uma marca, avalia o professor de marketing José Luiz Trinta, do Ibmec-RJ. "Uma oferta não vai influenciar o resultado da Coca-Cola, mas serve para formar uma imagem, introduzir um conceito ou estimular a experimentação", afirma. Em junho, um site de compras coletivas registrou o recorde de 5.830 vendas de 24 latinhas de Coca-Cola Light Plus por R$ 5, um desconto de 85%.

 

Parceria. A carioca Deise Lima, da galeria virtual Foto na Parede, foi uma das empresárias que apostaram em uma parceria com um site de compras coletivas. Ela viu um aumento de 300% no número de visitas na página da galeria no dia em que a promoção foi ao ar no Peixe Urbano, o primeiro de compras coletivas no Brasil. "O maior benefício para nós foi a visibilidade que nos deu, muitos clientes novos cadastrados e fortalecimento da marca", conta.

 

Deise comemora o fato de mais da metade das pessoas terem excedido o valor do cupom comprado. "Oferecemos um crédito de R$ 69 por R$ 21, um desconto de 70%, mas muitas pessoas acabaram gastando acima desse valor", diz. Ela conta que passados 15 dias da veiculação da promoção, 18% dos acessos à galeria virtual ainda eram advindos do Peixe Urbano.

 

"O tempo médio desses acessos foi alto: gente que chega, navega, explora, demonstra intenção de comprar e compra."

 

Surgidos no País em março, os sites de compras coletivas já são pelo menos 15, divulgando ofertas de cerca de 15 cidades. Todos seguem o mesmo modelo de negócios desenvolvido pela Group On nos Estados Unidos em 2008. Uma oferta é anunciada e um relógio começa a marcar uma contagem regressiva. Se até o fim da contagem o número mínimo de compradores estipulado não for atingido, a promoção é cancelada.

 

COMO FUNCIONAM OS SITES DE COMPRA COLETIVA

 

1 Cadastro
O usuário preenche um formulário de cadastro no site para poder comprar.

 

2 Ofertas
Com o cadastro feito, o consumidor está habilitado a escolher uma das ofertas do dia.

 

3 Pagamento
O pagamento pode ser feito por meio de cartão de crédito ou de ferramentas de compras online.

 

4 Confirmação
Se o número mínimo de pessoas for atingido, a compra é confirmada.

 

5 Estabelecimento
O comprador imprime o comprovante e leva-o ao estabelecimento que fez a oferta.

 


Veículo: O Estado de S.Paulo

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras
02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop

Veja mais >>>