Tecnologia
16/08/2010 11:12 - Tecnologia nova garante agilidade a supermercados
Empresas testam ferramentas que prometem facilitar a vida dos clientes
Em Ribeirão, já está em testes um sistema que pretende diminuir o tempo que é gasto pelo cliente na fila do caixa
Empresas de tecnologia e varejistas preparam equipamentos que prometem mais agilidade ao cotidiano dos supermercados. As facilidades incluem maior rapidez no atendimento aos clientes e mais eficiência na administração dos estabelecimentos.
A Consinco Tecnologia & Sistemas, de Ribeirão Preto, criou um software batizado de "papa-filas". O sistema é operado por funcionários de supermercados, que, por meio de equipamentos portáteis como celulares ou coletores de dados, registram os produtos que estão nos carrinhos dos clientes.
Dessa maneira, quando o cliente chega ao caixa é só pagar o valor total da compra e ir embora. O sistema já é testado em supermercados de Ribeirão, como no Tonin, e deve ser ampliado para outros locais ainda neste ano.
Segundo Marcos César Cattani, trainee de gerente do Tonin, que trabalha com dois tipos de clientes -do atacado e do varejo- o principal problema são as filas que se formam nos caixas.
Ele explica que os clientes que são do atacado geralmente compram em maior quantidade, gerando uma demora no atendimento do consumidor que vai até o supermercado para comprar poucos produtos.
"Com o "papa-filas", sentimos uma agilidade no atendimento e pretendemos implantá-lo muito em breve", afirmou Cattani.
A escriturária Daiana Fabri, 30, aprovou o sistema. Ela diz que não gosta de ir às compras, principalmente nas datas próximas ao pagamento, por causa das filas.
"Pelo que vi, esse sistema vai trazer muito mais rapidez e facilitar a vida de quem vive correndo com trabalho, casa e filhos", disse Fabri.
Outra novidade no setor é a ERP (Enterprise Resource Planning), arquitetura de software que facilita o fluxo de informações entre todos os departamentos e atividades de uma empresa.
Com ele, é possível visualizar as vendas ocorridas num período, detalhando-as por categoria de produtos, por fornecedor, por check-out, por faixa de horário etc.
Com isso, a empresa pode identificar pontos considerados de excelência, além de deficiências que necessitem de melhorias e ajustes.
Outras tecnologias de ponta que os supermercados têm implantado passam despercebidas, mas geram mais comodidade e agilidade.
Alguns exemplos são impressoras de cupons fiscais térmicas que são mais rápidas e silenciosas, scanners de precisão que são mais velozes, softwares com rotinas mais eficientes que agilizam o processo de compra.
De acordo com Luiz Otávio da Silva Nascimento, diretor comercial do Grupo Simus, especializado em tecnologia da informação para o varejo, essas ferramentas possibilitam aos clientes mobilidade e conveniência.
"Temos que evoluir cada dia mais, considerando o paradoxo de que, no futuro próximo, todos estaremos ricos de informações, mas pobres em termos de tempo", afirmou Nascimento.
Veículo: Folha de S.Paulo
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop