Tecnologia
06/08/2010 11:16 - Banrisul faz acordo com a MasterCard
Captura e processamento de transações pemitirão ao banco manter expansão da rede credenciada
O Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul) fechou acordo para fazer o credenciamento, captura e processamento de transações com os cartões de crédito MasterCard e de débito Maestro nos terminais de pagamento da rede Banricompras. O negócio foi anunciado ontem pelas duas empresas e a intenção é colocar a nova operação em funcionamento antes do Natal, disse o presidente do banco gaúcho, Mateus Bandeira.
O Banricompras é uma rede com quase 100 mil estabelecimentos comerciais e de serviços credenciados (dos quais 95% no Rio Grande do Sul e o restante em Santa Catarina) que processa as operações de débito à vista, a prazo e parceladas dos clientes do banco. A instituição tem cerca de 3 milhões de correntistas e 1 milhão de plásticos próprios ativos e está negociando acordos semelhantes com outras bandeiras, "inclusive regionais", explicou o presidente.
Conforme o executivo, o Banricompras tem a maior a base de terminais de pagamento em operação no Rio Grande do Sul e a parceria com a MasterCard permitirá sustentar a taxa de expansão da rede credenciada na faixa de 1% a 1,5% ao mês mesmo com o fim das regras que permitiam a exclusividade na captura de operações com cartões no Brasil. "Ganhamos musculatura, porque a tendência é que no longo prazo todas as credenciadoras operem com todos os cartões e os lojistas poderão escolher a melhor oferta disponível", comentou.
O vice-presidente de aceitação da MasterCard Brasil, Horst Muller, disse que a parceria é a primeira firmada com um banco emissor de atuação regional no país e que novas oportunidades como essa serão "analisadas".
Ele não revelou o tamanho da rede credenciada da bandeira no Estado (em todo o país o número fica entre 1,7 milhão e 1,8 milhão de estabelecimentos), mas reconhece que o acordo garante uma "vantagem competitiva" na região.
Para o Banrisul, que também emite cartões MasterCard e Visa, a transformação do Banricompras em uma rede "multibandeira" é estratégica, afirmou o presidente. "Queremos ser a opção preferencial dos pequenos e médios lojistas e prestadores de serviços no Rio Grande do Sul", acrescentou. De acordo com ele, as taxas cobradas pelo banco pelo aluguel dos terminais de pagamento e sobre as transações realizadas na rede estão entre as mais "competitivas" do mercado.
Segundo Bandeira, o banco também vai abrir uma linha especial de adiantamento de recebíveis para os lojistas de acordo com o montante de vendas com os cartões MasterCard, como já ocorre com as transações a prazo com o Banricompras.
Outro produto será um limite de crédito para capital de giro para os credenciados, também calculado em cima do volume de operações.
Para 2010, a previsão do Banrisul é de uma expansão de 25% no volume de transações e no movimento financeiro em cima da plataforma do Banricompras nos dois Estados do Sul do país. O índice esperado é o mesmo verificado em 2009, quando a rede processou 61,3 milhões de operações, num total de R$ 3,9 bilhões, informou Bandeira.
Veículo: Valor Econômico
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop