Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Tecnologia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Tecnologia

06/08/2010 11:07 - Visa transfere para a CIP a liquidação de cartões

A última barreira para a abertura plena do mercado de credenciamento de lojas que aceitam cartões foi vencida. Paralelamente ao fim da exclusividade da Visa com a Cielo, a bandeira internacional transferiu para a Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP), ligada à Febraban, a liquidação das suas transações no Brasil. Com isso, o setor passa a atender a mais uma das recomendações do Banco Central (BC), da Secretaria de Direito Econômico (SDE) e da Secretaria de Acompanhamento Econômico (SEAE), para que o país contasse com uma câmara "neutra", não ligada a uma única instituição, de compensação de transações realizadas com cartões de pagamento.

 

Conforme a última versão do diagnóstico sobre o setor, divulgado pelo BC em julho, esse era um pleito dos próprios participantes do mercado de cartões, que alegavam não ser possível entrar no ramo de credenciamento de lojistas porque nos dois principais esquemas de cartões de crédito e débito no país, das bandeiras Visa e MasterCard, os prestadores dos serviços de compensação seriam os próprios competidores na atividade de filiação, ou seja, Cielo e Redecard.

 

Até aqui era a Cielo que fazia toda a liquidação para a Visa, efetuando o pagamento para bancos e lojistas. Já a MasterCard, que já tinha a licença aberta há mais tempo, contratou a CIP em novembro para permitir que outros adquirentes passarem a capturar os cartões da bandeira, a exemplo do Santander em parceria com a processadora gaúcha GetNet.

 

"Com novos adquirentes não fazia sentido que a Cielo continuasse a fazer a liquidação, havia a necessidade de uma entidade neutra, que preservasse a confidencialidade das transações e a CIP já fazia a interface com os bancos, podendo cumprir muito bem esse papel", diz o diretor executivo de operações da Visa do Brasil, José Cristiano Costa. Segundo o executivo, a compensação das transações Visa capturadas pela Cielo prosseguirá nas mãos da credenciadora, a exemplo do arranjo mantido pela MasterCard com a Redecard.

 

Redecard e Cielo, por seu lado, também já contratavam a CIP, mas cabia às empresas acompanhar as suas respectivas movimentações financeiras e informar à supervisão bancária as posições consolidadas ou qualquer falha no processo de pagamentos. Agora, no sistema de câmara neutra, Visa e MasterCard é que informam as posições de pagamentos e recebimentos para a CIP. Num segundo momento, diz Costa, a intenção é distinguir os volumes de crédito e os de débito.
 

 


Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras
02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop

Veja mais >>>